Um caminhão derrubou a fiação da Rua Filinto Costa, nº 222, no bairro Areão, em Cuiabá, na manhã desta terça-feira (29), deixando moradores sem internet e preocupados com a segurança. Os fios, que estavam presos a um muro, ficaram pendurados e representam risco a pedestres e motoristas. O incidente ocorre um dia após a interdição de parte da Avenida Miguel Sutil, feita pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) devido ao risco de desmoronamento em uma obra de trincheira próxima.
Sônia Garcia, moradora do bairro há mais de 40 anos, descreveu a situação com apreensão.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Era 06h50 e foi arrancando tudo. Está todo mundo aqui sem internet, os fios estão todos pendurados aqui [...] e não é nem questão da internet, prejudica quem passa: motociclista, carros [...] e se passa um outro carro grande e acaba de arrancar tudo? Eu não sei se esses fios têm energia, e se tiver? [...] Se passar um novo caminhão, arranca a grade do muro da vizinha”, relatou.
Técnicos da Energisa foram acionados e constataram que nenhum cabo de energia foi danificado — a fiação atingida é de telefonia e internet.
A queda dos cabos e a insegurança relatada pelos moradores ocorrem em meio à interdição da pista sentido Rodoviária–Coxipó da Avenida Miguel Sutil, nas proximidades do Jardim Leblon. Segundo a Sinfra, a medida foi tomada de forma emergencial na segunda-feira (28), como precaução diante do avanço das escavações da nova trincheira no acesso à Rua Boa Vista e o tráfego intenso de veículos muito próximo ao corte da obra. Técnicos identificaram movimentações no solo e no pavimento, elevando o risco de desmoronamento.
Ainda não há previsão para a liberação da via. Enquanto isso, moradores da região seguem lidando com os reflexos tanto da obra quanto dos danos colaterais, como a queda da fiação no Areão, que expõe a fragilidade da infraestrutura urbana em diversos pontos da capital.
Veja vídeo: