O prefeito de Tangará da Serra (242 km de Cuiabá), Fábio Martins Junqueira, usou seu Facebook nesta quinta-feira (26) para anunciar mudanças no funcionamento do comércio local. O que chama a atenção é que as alterações do prefeito, apesar de já em “vigência”, ainda não foram publicadas no Diário Oficial de Contas (DOC). A cidade estava isolada, como prevenção ao contágio da Covid-19, mas agora abriu a possibilidade de alguns setores retornarem o atendimento.
A “decisão de rede social” autoriza o retorno ao funcionamento normal estabelecimentos dos seguintes seguimentos: oficinas mecânicas, funilarias, lojas de auto peças, lava jatos, borracharias, lojas de materiais de construção, marcenarias, serralherias, vidraçarias, lojas de materiais elétricos, cabeleireiros, barbearias e semelhantes.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O post também autoriza o retorno das atividades a escritórios de profissionais liberais, citando as áreas de Contabilidade, Advocacia, Engenharia, Arquitetura, Odontólogo, Fisioterapia, Psicologia e semelhantes.
Os restaurantes e lanchonetes situados no perímetro urbano, por enquanto, continuarão a funcionar apenas por delivery, com limite de expediente até às 22h. Já aqueles estabelecimentos, do mesmo segmento, situados às margens das rodovias, poderão funcionar regularmente.
“Todos os referidos estabelecimentos deverão adotar estratégias de controle de acesso aos recintos fechados pelos consumidores, de modo a não gerar aglomerações que aumentem os riscos de contágio. Também deverão adotar tapete de assepsia de calçados, molhados em solução de água sanitária ou solução de cloro para entrada nos ambientes e na saída dos clientes. Também deverão garantir álcool gel 70, sabão ou sabonete e toalhas de papel para higienização das mãos”, recomenda o chefe do Executivo.
Junqueira também cita que os estabelecimentos deverão garantir o controle de acesso às áreas internas, garantindo o espaçamento de 1,5 metro entre cada pessoa. No caso de fila externa em ar livre, a empresa também deverá garantir o espaçamento de 1 metro entre cada cliente.
DESBUROCRATIZAÇÃO
À nossa reportagem, o prefeito explicou que as medidas serão publicadas no DOC de hoje e que a publicação em rede social visa desburocratizar o processo. Junqueira também afirmou que as novas medidas adotadas já vinham sendo discutidas pela Administração Pública com os setores.
Ele também explicou que além da preocupação em combater o avanço do contágio, é preciso evitar que uma crise econômica se estabeleça devido ao fechamento integral das atividades. Fábio também citou que a cidade possui indústrias que alimentam não só o Município, mas várias regiões mato-grossenses, outros estados brasileiros e até mesmo outros países. Trata-se de frigoríficos com abatimento de, segundo o prefeito, 70 mil frangos e 2 mil cabeças de gado por dia.
Esses frigoríficos causam uma reação em cadeia, movimentando toda a economia local, já que precisa de reposição aos animais abatidos, ração para alimentá-los e lanchonetes para os motoristas que fazem o transporte da carga a outras regiões.
Tangará da Serra ainda não possui nenhum caso confirmado de Covid-19. O Boletim Diário da Secretaria de Estado de Saúde da última quarta-feira (25) apresentou a cidade com 17 casos suspeitos.