A Organização Não Governamental Grupo de Resposta aos Animais em Desastres (ONG Grad Brasil) lançou uma "vaquinha" on-line para arrecadar dinheiro e, assim, reforçar a atuação de ajuda a animais sobreviventes vítimas dos incêndios florestais em Mato Grosso. A instituição, com o apoio de outras organizações, leva água e alimentos a esses animais.
Conforme a descrição da “vaquinha”, o valor arrecadado será revertido para alugar caminhões-pipa e manter abastecidos os cochos de água e de alimentos.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Lá está com a tal da "fome cinzenta", que é quando as queimadas e secas destroem também a vegetação/plantação que servem de alimento para muitos animais. O GRAD e as ONGS deixam cochos de água e alimentos espalhados, para que os que sobreviveram não morram de fome e sede".
Segundo a publicação, o aluguel de um caminhão-pipa por dois meses custa R$ 60 mil.
Segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os incêndios que atingem o Pantanal já devastaram mais de 1 milhão de hectares nas últimas semanas no Mato Grosso. Desde o início de outubro, um incêndio atinge o Parque Estadual Encontro das Águas, localizado entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, a 250 km de Cuiabá e conhecido por deter a maior concentração de onças-pintadas do mundo. Até agora, foram queimados 40% da área total do Parque.