Atendendo a um pedido da Associação de Moradores do Parque Nova Esperança 1, a Secretaria Municipal de Saúde firmou parceria no projeto “Geração 12x8”, cujo objetivo é levar atendimento extramuros das unidades de saúde da região em finais de semana ou feriado, quando as unidades de atenção primária não funcionam. A primeira edição ocorreu durante toda a manhã do feriado de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro), na área multiuso do bairro, e contou com atendimento médico, oftalmológico, aferição de pressão arterial, glicemia, testes rápidos, atividades físicas e dança. Na oportunidade, mais de 350 pessoas foram contempladas, não só do bairro, mas também da região, como Jardim Industriário, Pascoal Ramos, Pedra 90 e São Sebastião.
O presidente Associação de Moradores do Parque Nova Esperança 1 e fundador do projeto Geração 12x8, Luiz Mário Farias Rodrigues, explica que o nome do projeto é uma referência à medida considerada ideal para a pressão arterial e que o objetivo é levar mais qualidade de vida e incentivar os moradores do bairro a terem hábitos de vida saudáveis, prevenindo o surgimento de doenças comuns na população, como hipertensão e diabetes.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Nós da Associação de Moradores do bairro Nova Esperança 1 juntamente com os profissionais das unidades de saúde conversamos e vimos que precisávamos fazer algo preventivo quanto à pressão, diabetes, câncer de mama e de próstata. Tivemos nosso grande lançamento, onde houve grande participação dos jovens e da melhor idade. Nossa vontade é realizar o evento de 3 a 4 vezes por ano e, durante a semana, fazer caminhadas e zumba para incentivar as pessoas a fazer atividades físicas”, afirma Luiz Mário.
A secretária-adjunta de Atenção Secundária, Ádila Andrade, destaca que ao receber o convite da Associação de Moradores do Nova Esperança 1, a secretária interina de Saúde, Suelen Alliend, deu todo o respaldo e, por outro lado, os profissionais da saúde aceitaram com alegria participar da ação. “É um projeto muito importante! E nós topamos essa parceria, abraçamos a ideia, que foi validada com sucesso. Foi muito bom e eu só tenho a agradecer a toda equipe da região Sul, que participou ativamente durante todo o evento. É muito bom saber que a gente pode dar um pouquinho da gente num feriado, num final de semana para essa população tão querida da nossa Cuiabá!”, disse.
Conforme Luiz Mário Rodrigues, o projeto foi possível graças à união de toda a comunidade do bairro, uma vez que, além das unidades de saúde do Município, comerciantes locais contribuíram com a confecção de camisetas que serão usadas nas caminhadas e aulas de zumba, que por sua vez serão oferecidas por policiais militares do 24º Batalhão. “O pessoal do PSF é muito próximo conosco. Tudo o que eles realizam nós estamos juntos e esse projeto só foi possível graças a essa junção. São valorosos profissionais da saúde: médicos, enfermeiras, agentes comunitários, que prestam um relevante trabalho à comunidade”, comentou.
O presidente de bairro ainda agradeceu a presença da secretária-adjunta e do diretor de Atenção Secundária, Ádila Andrade e Rubens Silva, o Rubinho da Guia, respectivamente; dos coordenadores da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Sul e da Policlínica do Pedra 90, Altayr Paixão e Ederson Vieira Matos, além do vereador Dídimo Vovô.