A Marinha do Brasil realizou em Sinop a formatura de 15 aquaviários, que a partir de agora poderão atuar em Sinop e em todo território nacional. O curso, que teve duração de dois meses e meio, foi realizado pela primeira vez fora da capital de Mato Grosso, Cuiabá.
O capitão dos Portos de Mato Grosso, Alessandro Lopes Fajard Oliveira destacou que a realização do curso foi possível graças à parceria com a prefeitura municipal. “Tivemos a parceria da Paróquia da igreja São Cristóvão, mediante uma intermediação da secretária de educação, Sandra Donato, nós pedimos esse apoio da prefeitura e recebemos, por isso conseguimos realizar esse curso”, pontuou.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Ele destaca as possibilidades de atuação dos profissionais formados. “É aberto um edital, é feita uma prova, serão pessoas que poderão ser contratadas não só para trabalhar na Marinha Mercante, como até trabalhar aqui pela prefeitura nos festivais de pesca e de praia que podem ocorrer aqui no município”.
O Capitão lembra da parceria da Marinha do Brasil com a secretaria de Desenvolvimento Econômico durante o ano, no festival de pesca e na regularização de embarcações. “Nós trabalhamos em conjunto com a secretaria, tivemos a oportunidade de fazer uma itinerante no qual nós recebemos e regularizamos muitas embarcações e isso permitiu que o próprio festival de pesca fosse realizado com embarcações regulares, com pessoas habilitadas e conhecedoras dos procedimentos de segurança. A Marinha sempre preza para que tudo ocorra de forma segura até o final.” concluiu o capitão.
Um dos formandos, Silmax Rocha Santos, destacou que sua turma entrará para a história da Marinha em Sinop. “É um curso muito bom que nós fizemos, uma equipe muito boa, um instrutor muito bom. Nós só temos a agradecer essa oportunidade de finalizar esse curso. Nós somos a primeira turma de aquaviários a se formar em Sinop, querendo ou não nós vamos entrar para a história”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, esteve presente na solenidade representando o prefeito Roberto Dorner. Ele destacou a importância do curso e a formação destes profissionais. “A profissionalização e a habilitação é importante para o município saber que conta com profissionais que são habilitados para operar embarcações. Uma região como a nossa, que tem o privilégio de ter um rio como o Teles Pires, e deseja explorar o desenvolvimento turístico, é fundamental poder contar com profissionais com conhecimento e formação. Essas pessoas terão a oportunidade de seguir carreira. Nós realizaremos no próximo ano o torneio de pesca, e pousadas estarão fazendo suas ampliações. Poder contar com profissionais da área é fundamental. Nós temos a Marinha em Sinop como grandes parceiros”. Destacou o secretário.
A segunda turma está prevista para iniciar no primeiro semestre de 2022, com cerca de trinta alunos. Neste ano, devido a pandemia, participaram do curso 15 alunos.