O Instituto Ayrton Senna, referência nacional em inovação educacional, celebra 30 anos de atuação transformando a educação pública em todo o Brasil. Com mais de 39 milhões de atendimentos realizados em cerca de 3 mil municípios, o Instituto tem como missão acelerar a qualidade do ensino público, investindo em programas que desenvolvem tanto as competências cognitivas quanto as socioemocionais dos estudantes.
Em Mato Grosso, essa missão se concretiza no programa Diálogos Socioemocionais, que já está presente em 551 escolas da rede estadual, beneficiando cerca de 290 mil estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O projeto, iniciado em 2023 e ampliado significativamente em 2024 e 2025, integra o desenvolvimento de habilidades essenciais como empatia, resiliência, determinação e colaboração ao currículo escolar, buscando preparar os jovens para os desafios da vida e do mercado de trabalho.
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Em entrevista ao jornal Estadão Mato Grosso, Ewerton Fulini, vice-presidente corporativo do Instituto Ayrton Senna, detalhou como o projeto se estrutura para alcançar escala em todo o estado. Com ampla experiência nas áreas de negócios, recursos humanos e gestão corporativa, Ewerton é graduado em Comunicação com ênfase em Publicidade e Propaganda, possui MBA Executivo pelo Insper, Master em Liderança pela Dom Cabral com extensão na Kellogg School (Chicago), o diferencial do programa está no foco em valores fundamentais para a construção de cidadãos conscientes. “Ensinar esses jovens a ter determinação, garra, persistência, várias competências e habilidades que a gente trabalha dentro da sala de aula para ter esse desenvolvimento, não só para escola, mas para o mercado de trabalho e para vida”.
“Eles vão sair mais preparados, não só para o mercado, mas para lidar com os desafios da vida, com essa vulnerabilidade toda que a gente enfrenta, com essas diversidades que a gente acaba tendo na sociedade como em geral,” acrescenta Ewerton. Ele ressalta que o programa trabalha competências como determinação, garra, persistência, respeito às diferenças e tolerância à frustração, elementos que se tornam parte do cotidiano escolar e da formação integral do aluno.
A metodologia do Diálogos Socioemocionais se diferencia por seu “duplo foco”: em vez de criar aulas específicas sobre competências socioemocionais, o programa aproveita disciplinas já existentes — como Artes, Educação Física, História e Geografia — para inserir esses temas, tornando o aprendizado mais natural e integrado à rotina. Para garantir a eficácia dessa abordagem, o Instituto investe pesado na formação dos educadores, oferecendo visitas técnicas, materiais pedagógicos e suporte contínuo para que possam aplicar as estratégias dentro das salas de aula.
Um dos pilares do projeto é a avaliação socioemocional, realizada em conjunto com o calendário escolar, que diagnostica o desenvolvimento de 17 competências, desde a tolerância à frustração até a empatia.
Embora o programa esteja em seu segundo ano de implementação em Mato Grosso, existem evidências científicas amplas e experiências consolidadas em outras regiões que comprovam o impacto positivo do desenvolvimento socioemocional no desempenho acadêmico. “Quando você desenvolve, por exemplo, as competências socioemocionais mais ligadas à autogestão, à determinação, à foco, você melhora a performance, a eficiência daquele aluno em matemática, por exemplo,” destaca o vice-presidente. No estado, o Instituto acompanha de perto os indicadores locais para cruzar dados e medir o impacto do projeto, sempre com o objetivo de formar jovens protagonistas, capazes de agir com autonomia e responsabilidade.
Por fim, Ewerton enfatiza que o foco do Instituto é fortalecer políticas públicas para consolidar a educação integral, um conceito que transcende o ensino em tempo integral e busca o desenvolvimento completo do estudante, em suas dimensões cognitiva e socioemocional.
Para Mato Grosso que ainda enfrenta desafios na aprendizagem adequada dos estudantes, com níveis de distorção idade-série abaixo da média nacional, a ampliação da parceria com o Instituto Ayrton Senna representa, portanto, um passo importante para o fortalecimento das redes de apoio ao desenvolvimento das crianças e jovens do estado.