Eles estão presentes nos momentos mais especiais da vida de inúmeras mulheres. Casamentos, festas de 15 anos, batizados, formaturas... o trabalho do maquiador, além de esconder imperfeições, é revelar a beleza natural de cada mulher. Por isso, neste 13 de outubro, quando se celebra o dia desses profissionais, o Jornal Estadão Mato Grosso entrevistou Romy Furlan e Syd Rodrigues, ambos maquiadores, para saber um pouco mais desse universo dos pincéis.
- FIQUE ATUALIZADO: Receba nosso conteúdo e esteja sempre informado. Em nosso grupo do Whats (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Syd Rodrigues, de 31 anos, diz que foi a maquiagem quem o escolheu. Ele acompanhava blogueiras famosas como Camila Coelho, Boca Rosa e Bruna Tavares que ensinavam a fazer automaquiagem em seus vídeos.
“Eu comecei a acompanhar aqueles vídeos todos os dias e foi aí que me interessei em fazer o primeiro curso de maquiagem profissional como hobby. Sou apaixonado por arte, e isso me deu gás em seguir essa carreira linda. Fiquei cada vez mais apaixonado por produtos, técnicas, criação e mistura de cores que na maquiagem ela nos proporciona”, relembra o maquiador.
Outro apaixonado por arte é Romy Furlan, de 35 anos. Ele também diz que foi a profissão quem o escolheu, sendo ela a ocupação que mais lhe trouxe renda até o momento. Além de maquiador, Furlan é instrutor de cursos de maquiagem.
“Desde sempre a arte me impressionou. Gostava muito de desenhar e pintar e acabei transferindo isso para o rosto, visto que tinha acesso a esses tipos de cosméticos, pois minha mãe era representante multimarcas deles. Tudo foi conspirando para que eu me tornasse um maquiador. E isso me proporcionou uma profissão altamente rentável”, explica.
Como toda profissão em que se lida com pessoas, no mundo dos pincéis há vários desafios. Um deles é saber com que público deseja trabalhar. Além disso, para se manter neste mercado altamente concorrido, os profissionais ressaltam a importância em se manter atualizado em cursos e técnicas para melhor atender as expectativas das clientes, que muitas vezes se tornam amigas dos maquiadores.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso canal do Telegram (clique aqui)
“A grande maioria das minhas clientes frequentes se tornam minhas amigas. Tenho clientes que hoje são como família pra mim. Tem muita gratidão pela oportunidade de tê-las comigo”, diz Furlan. Syd compartilha que vive realidade parecida. “A minha relação com as clientes é fantástica! Trato com muito respeito e são uns amores comigo”.
MERCADO NACIONAL X INTERNACIONAL
Romy Furlan explica que houve um boom na tecnologia investida na criação de novos cosméticos para maquiagem, tanto internacional como nacional. E que essa evolução tornou a profissão além de rentável, alvo de desejo de diversas pessoas.
"Me atrevo dizer que hoje temos um mercado super equilibrado em que os produtos nacionais competem a altura com os importados. Minha bancada é bastante mesclada e o resultado é de altíssima qualidade", afirma o instrutor.
Syd concorda com o colega de profissão. "Hoje os produtos nacionais estão cada vez melhores e com muita qualidade, pois o produto nacional está com uma tecnologia bem compatível com o internacional". Ele vai além a dizer que as redes sociais também vieram para somar nessa evolução da maquiagem e cita como exemplo, os challenges de maquiagem - são vários efeitos de transições aplicados em vídeos, onde a cada take uma parte da maquiagem fica pronta -.
"Os challenges vieram para somar a arte mais o domínio [de técnicas]. Eu acho um máximo, faz com que a maquiagem seja vista com mais detalhes, e de como é feita o passo a passo. Hoje a maquiagem esta inserida em todos os âmbitos da rede social", pontuou.
Rodrigues diz que o 13 de outubro é muito gratificante para os profissionais, pois antigamente a profissão era vista como hobby e hoje os maquiadores podem e lutam por seus direitos.
"Muitos maquiadores só sobrevivem da sua arte e eu sou um deles. Invisto na minha profissão e com ela fui fazer curso em Paris e estudar sobre peles maduras na Argentina. Tenho orgulho de ser maquiador profissional", conclui.
Ser maquiador nos dias de hoje se tornou um objetivo de vida para muitas pessoas, assim como outras carreiras promissoras. A profissão, além de ser lucrativa no mercado, faz muita diferença nas vidas das mulheres, devolvendo a autoestima e realçando a beleza que já existe em cada uma.