Estagiários da Prefeitura de Cuiabá e do Governo de Mato Grosso denunciam que estão com a bolsa-estágio atrasada há quase 15 dias. Eles são regidos pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O atraso atinge pessoas que possuem contas em bancos digitais e ocasionou na falta de parte desses estagiários, que alegam não ter como ir para o trabalho.
- FIQUE ATUALIZADO: Receba nosso conteúdo e esteja sempre informado. Em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Uma das estagiárias, que será identificada pelo nome de Carla**, faz estágio na Prefeitura de Cuiabá e conta que já procurou diversas vezes o CIEE por e-mails e telefonemas. Como resposta, ela afirma que a empresa alega estar atualizando o sistema.
“[O pagamento] é sempre no quinto dia útil do mês. Como ele não caiu, vários estagiários não têm como trabalhar e acabamos sendo punidos. A punição já é a falta, pois a gente não recebe o dia trabalhado quando falta”, explicou.
Os estagiários se uniram em um grupo de WhatsApp para tratar do assunto. Uma das reclamações mais ponderantes na conversa é que não houve nenhum aviso com antecedência, sendo este feito apenas quando a bolsa já se encontrava em atraso.
- FIQUE ATUALIZADO: Para entrar em nosso canal do Telegram (clique aqui)
"Se tivesse sido falo sobre a estabilidade no sistema do CIEE antes do quinto dia útil, ok, seria compreensível. Mas foram falar depois, quando já etava atrasado mais de 2 dias", desabafou.
Outra que se mostra insatisfeita com o atraso e falta de notícias sobre quando irá receber é Helena**, que trabalha na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Ela afirma que o salário não caiu, pois ela possui conta em banco digital. Além disso, a estudante de Economia reclama que eles "enrolam" em estipular o prazo para pagamento das bolsas.
"Eles falaram que fizeram uma mudança na plataforma, mas eles não explicam o que é. Só dizem que houve uma alteração no sistema e ele eles estão resolvendo. Os estagiários que recebem pelos bancos físicos receberam normal, mas a gente que tem conta em banco online não, e eles só enrolam, falaram semana passada, aí depois falaram final de semana e agora prorrogaram até esta quarta (20)”, relatou.
OUTRO LADO
Após inúmeras tentativas, a reportagem conseguiu entrar em contato com a assessoria do CIEE. Por meio de nota, o órgão alegou que tem realizado uma transformação digital com objetivo de melhorar os serviços prestados aos estudantes e que este problema ocorreu devido a uma mudança no sistema de pagamentos.
Sobre o pagamento ser realizado nesta quarta-feira (20), o CIEE informou que é necessário que os estudantes entrem em contato com o órgão através do e-mail: [email protected]
Veja a nota completa:
O Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE informa que tem realizado uma transformação digital com objetivo de melhorar os serviços prestados aos estudantes e que este problema ocorreu devido a uma mudança no sistema de pagamentos.
A entidade lamenta o atraso do pagamento da bolsa-auxílio, fato que afetou parte dos estagiários e está tomando as devidas providências para que seja regularizado em breve.
Para este assunto em específico, os estagiários podem fazer contato através do e-mail [email protected].
A entidade reforça que nos últimos 57 anos sempre esteve ao lado dos estudantes, e se manterá em seu permanente propósito.