A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou por meio de nota nesta sexta-feira (06) que os Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) não serão extintos. O posicionamento da secretaria veio após informações não oficiais circularem por redes sociais sobre a pretentenção da Seduc em acabar com o programa.
"As 15 unidades do Cefapro terão um redesenho para aprimorar a gestão e os serviços oferecidos a partir de 2021", informou nota.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A Cefapro é uma instituição, ligada a Seduc, que trabalha com formação de profissionais da educação, professores e técnicos. Durante a pandemia, os Centros estão tendo um papel importante para capacitar os professores para as aulas em modo remoto.
Ezemar Silva, diretor do polo em Cuiabá, disse que oficialmente que "nenhuma alteração na estrutura vindo da Seduc chegou". Segundo ele, como está havendo uma reestruturação na secretaria os comentários começaram a surgir, mas "oficialmente a gente não muda em nada", pontou.
Ao todo, 15 unidades do Ceapro estão em diversas cidades de Mato Grosso, como Alta floresta, Barra do Garças, Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis, Sinop e outras.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) esclarece que os Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) continuarão atendendo ao papel fundamental de formação dos profissionais da educação. O esclarecimento se faz necessário diante de textos que circulam na internet com a informação de que os Centros de Formação deixarão de existir.
As 15 unidades do Cefapro terão um redesenho para aprimorar a gestão e os serviços oferecidos a partir de 2021, e para essa atualização, foi montada uma equipe de colaboradores da Seduc.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Cátia Alves