Moradores do bairro Canjica, em Cuiabá, vivem dias de apreensão. Uma ponte na Rua Senador Teotônio Vilela está sendo engolida pela erosão, e um buraco já ameaça quem passa pela pista. A situação foi denunciada por vizinhos que temem um acidente a qualquer momento. A reportagem do Estadão Mato Grosso esteve no local e conversou com Marinalva Aparecida da Silva, moradora da região há quase 45 anos. Ela divide seu terreno com o córrego que passa sob a ponte e relatou que, com as últimas chuvas, o solo começou a ceder. No dia 27 de abril, o muro de sua casa desabou após uma forte chuva que atingiu a capital. Sem resposta do poder público, moradores improvisaram uma sinalização com galhos e cadeiras para tentar alertar motoristas e evitar que uma tragédia aconteça.
“Agora que eu estou terminando meu sonho de construir a casa do jeito que eu quero, fico com medo por causa da beira do córrego. Vai cavucando, cavucando, nisso ainda vai acabar rachando a casa todinha. E já começou pelo muro, o muro caiu [...] antigamente aqui era uma nascente, tinham peixes, as mulheres lavavam roupa aqui, agora virou esse esgoto”, desabafou Marinalva.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O cenário se agrava com denúncias de invasões na área próxima ao córrego. Segundo a moradora, pessoas estariam indo até o local para garimpar ouro, o que estaria acelerando ainda mais o desbarrancamento das margens.
Enquanto o problema não é resolvido, a preocupação dos moradores só aumenta. Eles temem que, com mais uma chuva forte, parte da pista desabe de vez — e que alguém acabe caindo no buraco, especialmente à noite, quando a visibilidade é baixa e os avisos improvisados podem passar despercebidos.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Obras Públicas para saber se há algum posicionamento, vistoria ou planejamento do local, e recebeu a seguinte resposta:
Nota à Imprensa
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, informa que realizará nesta terça-feira (6) a sinalização do local no bairro Canjica e enviará fiscais das áreas de Engenharia e Logística para avaliar a melhor forma de resolver a situação o mais breve possível. A possibilidade de ações emergenciais não está descartada, com o objetivo de garantir a segurança dos moradores da comunidade.
Veja vídeo: