As Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Trânsito realizam, nesta quinta-feira, 04, e sexta-feira, 05, no centro da cidade, ação orientativa direcionada a motoristas da cidade. O trabalho faz um alerta quanto ao descarte irregular de lixo, por exemplo aquele praticado por motoristas que jogam resíduos de diferentes naturezas na rua.
O trabalho integra o mês do meio ambiente. Em decorrência da pandemia do coronavírus e a impossibilidade de se realizar eventos que resultem na aglomeração de pessoas, a Secretaria de Meio Ambiente vem reajustando seus projetos e ações na linha de educação ambiental ao atual momento. Para a secretária municipal Ivete Mallmann, é preciso chamar a atenção para temas do dia a dia do cidadão e lembrar que todos têm sua parcela de responsabilidade para manter a cidade limpa.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
"Muitas vezes, nos deparamos com situações na cidade de que o motorista joga para fora do carro o lixo. São latas, garrafas, plásticos e outros objetos que vão parar nas ruas e afetar todo um meio ambiente. Por isso, é preciso tratar dessa questão e lembrar que existem corresponsabilidades", chama a atenção.
No primeiro dia de mobilização, técnicos da SDS, juntamente com a Guarda de Trânsito, farão a abordagem de motoristas que passam pela região da praça Plínio Callegaro a partir das 8h. Além das falas e diálogos nesta área de educação, os servidores aproveitam para também reforçar a mobilização encabeçada pela Guarda Civil no tocante ao coronavírus.
"Além de ter esse contato com os motoristas é importante reforçar sobre a necessidade de se utilizar máscara e das medidas preventivas ao contágio pelo vírus. As duas secretarias aproveitarão o momento da blitz para chamar a atenção da população para esta responsabilidade", explica a bióloga Aline Magioni, do setor de educação ambiental.
Na sexta-feira, 05, a blitz pedagógica ocorre no cruzamento das avenidas Sibipirunas com Júlio Campos.