As atividades do Instituto de Física (IF), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foram retomadas na tarde desta segunda-feira, 5 de agosto, após a polícia não encontrar artefatos explosivos. A informação foi divulgada à imprensa nesta tarde pelo próprio instituto.
“O Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) informa que, após varredura realizada pela equipe do esquadrão antibombas, não foram encontrados artefatos. A direção do Instituto informa ainda que as atividades seguem normalmente no período vespertino desta segunda-feira”, informou a instituição.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O instituto foi completamente evacuado e interditado devido à ameaça de que uma bomba estaria instalada no IF, com capacidade para explodir todo o prédio. De acordo com o sargento Josino, da Polícia Militar, a denúncia foi recebida via e-mail pela reitoria da UFMT.
O esquadrão antibombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi acionado e fez a varredura do local, mas nada encontrou. A ocorrência também foi acompanhada pela Polícia Federal.
Agora, com a ameaça descartada, uma investigação será aberta para identificar o autor do e-mail com a falsa denúncia. O caso será investigado pela Polícia Judiciária Civil (PJC) e pela Polícia Federal.
O autor do e-mail poderá responder pelos crimes de terrorismo e falsa denúncia. Além disso, caso seja acadêmico da UFMT, responderá a um processo administrativo e poderá ser expulso da instituição.