A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) investiga se a morte de jacarés em um córrego da cidade foi causada pelo vazamento de um produto químico ou se teve outro motivo.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Um dos animais foi recolhido e passa por perícia nesta segunda-feira (8). Não há prazo estabelecido para a conclusão deste exame.
Segundo a superintendente da Floram Beatriz Campos Kowalski, há suspeita de que o produto vazado seja óleo diesel. Até a manhã desta segunda-feira a origem do vazamento não havia sido encontrada.
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso canal no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
"Ontem (domingo), o IMA através do seu centro de triagem de animais silvestres recolheu um dos animais que foram encontrados mortos e ele está sendo submetido a uma perícia. Para que a gente consiga identificar se a causa da morte teve a ver com o vazamento ou se teve outra causa", informou superintendente da Fundação do Meio Ambiente da Capital Beatriz Campos Kowalski.
De acordo com a Floran, os animais podem ter sido mortos por ação humana, por outros predadores ou jacarés.
A Polícia Militar Ambiental e a Delegacia de Crimes Ambientais acompanham o caso. Segundo os órgãos, não houve mais registros de mortes de animais no local.
A Floram informou que o jacarés mortos foram encontrados no sábado (6). Manchas de óleo também foram identificadas na extensão do córrego.
Terceiro animal carregando carcaça
Um vídeo mostra um jacaré carregando a carcaça de um animal da mesma espécie morto em um córrego de Florianópolis. O registro foi feito no domingo (7). O jacaré morto foi identificado sem a cabeça no bairro Santa Mônica pela Guarda Municipal. Outro animal sem vida também estava boiando ao lado dele.
Nas imagens é possível que enquanto dois jacarés boiam mortos no córrego, um terceiro aparece e abocanha a perna de um deles. O jacaré puxa a carcaça para fora do local. Em seguida, ele nada pela extensão do riacho.
Morte dos jacarés
Imagens que circularam nas redes sociais mostram dois animais de barriga para cima envoltos em uma água avermelhada. A Guarda Municipal divulgou por meio de nota informando que os animais estavam sem cabeça.
Fernando Magoga, capitão da Polícia Militar Ambiental, disse que agentes estiveram no córrego no sábado. Na data eles percorreram a extensão com um drone e comprovaram a presença de óleo na água. Contudo, os animais mortos não foram localizados.
A ocorrência foi registrada no bairro Santa Mônica. A espécie dos animais não foi divulgada.
Decapitação
Por meio de nota a Guarda Municipal da cidade informou que por volta das 18h de sábado esteve no local e identificou os jacarés mortos.
"Ao chegarmos identificamos ao menos dois animais, sem a cabeça e muito sangue no local.Conversando com funcionários do shopping, relataram que não é a primeira vez que isso ocorre", consta na nota.
No documento a corporação afirma ainda que não tem "certeza se é uma ação humana, de um predador ou mesmo briga entre os próprios animais".
A Guarda Municipal informou que notificou a PMA, que irá intensificar as rondas na localidade e que busca câmeras de monitoramento em busca de imagens que esclarecem o ocorrido.
Veja vídeo: