A Receita Federal apreendeu 126 canetas emagrecedoras com um brasileiro de 38 anos que tentava embarcar nesta quarta-feira (14) no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O medicamento passou por três países até chegar ao Brasil e seria levado para o norte e nordeste do país.
Os agentes descobriram as canetas quando o homem passou a mala pelo scanner do aeroporto. O aparelho acusou que ele estava transportando materiais diferentes e, quando a mala foi aberta, 100 canetas emagrecedoras foram encontradas.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Durante a revista, mais 26 medicamentos foram achados dentro da mochila do homem.
Questionado sobre a procedência das canetas, ele informou que elas foram adquiridas em Londres, na Inglaterra. Disse ainda que, de lá, pegou um voo para Madri, na Espanha, e depois foi para Assunção, no Paraguai.
Em seguida, ele pegou um ônibus até Foz do Iguaçu, e estava embarcando para São Paulo. De lá, ele levaria os medicamentos para vender em Natal, no Rio Grande do Norte, e para Belém, no Pará, onde mora.
Ele informou aos agentes que cada caneta seria vendida por R$ 3 mil.
"O mais alarmante de tudo isso é que esses medicamentos, que deveriam ser armazenados em geladeira, estavam na bagagem dele todo esse tempo. Provavelmente já representavam um grande risco à saúde de quem fosse consumi-los", explicou a auditora fiscal da Receita Federal, Caroline Silva.
Os medicamentos foram levados para a alfândega. O homem foi preso por contrabando e levado para a delegacia da Polícia Federal.