Reprodução
Faleceu no início da tarde desta quarta-feira (30), em Cuiabá, o desembargador aposentado Benedito Pereira do Nascimento, aos 86 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Jardim Cuiabá e não resistiu a complicações causadas por um aneurisma da artéria carótida ou dissecção da aorta.
Natural da capital, Benedito teve uma trajetória marcante no Judiciário mato-grossense. Atuou como Procurador da República, promotor do Ministério Público Estadual, procurador do TRE-MT, juiz em diversas comarcas e, já no Tribunal de Justiça, foi corregedor, vice-presidente e presidente da Corte. Também ocupava a cadeira nº 20 da Academia Mato-Grossense de Letras.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Aposentou-se em 2009, após décadas de serviço prestado com ética e dedicação. Deixa a esposa, Odete, e três filhos. Informações sobre o velório ainda não foram divulgadas.
NOTA DA OAB:
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) expressa pesar pelo falecimento do desembargador.
O magistrado aposentado dedicou sua vida à administração da Justiça, tendo sido promotor, procurador da República, procurador do Tribunal Regional Eleitoral, juiz em diversas comarcas, corregedor-geral, vice-presidente e presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Também foi membro ativo da Associação Mato-Grossense de Magistrados (AMAM), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Na Academia Mato-Grossense de Letras, ocupava a cadeira nº 20.
Ao longo de décadas de atuação, deixou seu legado de contribuições ao Judiciário até 2009, quando se aposentou.
O velório será realizado nesta quinta-feira (31), das 6h às 15h, na Funerária Santa Rita, em Cuiabá.
A OAB-MT manifesta solidariedade à esposa Odete, aos filhos e demais familiares, neste momento de despedida, com os votos de que encontrem consolo e serenidade para superarem a perda.
NOTA TJ/MT
O Poder Judiciário de Mato Grosso comunica, com profundo pesar, o falecimento, aos 86 anos, do desembargador aposentado Benedito. Ele estava internado em um hospital de Cuiabá, em virtude de problemas cardíacos.
O desembargador aposentado é pai do juiz Renan Carlos Leão Pereira do Nascimento, titular da 4ª Vara Cível da Comarca de Rondonópolis.Ao longo de sua trajetória, exerceu diversas funções relevantes, como corregedor-geral da Justiça, vice-presidente e presidente do TJMT, além de integrar as Câmaras Cíveis e Criminais Reunidas, o Conselho da Magistratura e a Comissão de Concurso para Juiz de Direito. Também foi membro ativo da Associação Mato-Grossense de Magistrados (AMAM), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.
O desembargador Benedito iniciou sua carreira como promotor de Justiça, atuando em diversas comarcas, e também como procurador da República em 16 períodos. Na magistratura, atuou nas comarcas de Rosário Oeste e Cuiabá, onde foi diretor do fórum, além de ter presidido importantes comissões no âmbito do TJMT. Em 2009, aposentou-se da magistratura.
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira, lamentou profundamente a perda. “O desembargador Benedito Pereira do Nascimento deixa uma marca indelével na história do Judiciário mato-grossense. Seu compromisso com a Justiça, sua conduta ética e sua dedicação à magistratura são exemplos que permanecerão vivos entre nós. Manifesto minha solidariedade à família, em especial ao juiz Renan, e a todos que conviveram com esse grande homem público.
”Neste momento de dor, o TJMT se une à família enlutada, aos amigos e à comunidade jurídica, rendendo homenagens a quem tanto contribuiu para o fortalecimento da Justiça em Mato Grosso.