A Amaggi já vendeu 60% da safra de soja que está sendo plantada neste fim de ano, de acordo com publicação do site da Revista Forbes. O índice de comercialização da safra 2022/23 da companhia, uma das maiores produtoras do país, é o dobro dos demais produtores, que comercializaram apenas 32%, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
À Reuters, o diretor de operações agrícolas da empresa, Pedro Valente, explicou que a Amaggi está em linha do que faz todos os anos e que a venda é para cobrir os custos da safra em uma estratégia considerada ‘conservadora’, cujo objetivo é manter controle sobre os seus custos. A área destinada para a oleaginosa nessa safra é de 170,6 mil hectares.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A semeadura da soja deve se encerrar nessa semana, já que o último boletim do Imea, que coletou dados até a última sexta-feira (11), indicava que o plantio estava 96% concluído. Já a produção está estimada em 41,82 milhões de toneladas, uma alta de 2,36% em relação à safra 2021/2022, com uma produtividade de 59 sacas por hectare.
O boletim do Imea também alerta para a falta de chuva em alguns municípios, o que tem prejudicado o desenvolvimento das plantas. No entanto, a previsão para as próximas semanas é de boa quantidade de chuvas, o que deve auxiliar no desenvolvimento das lavouras.
Ainda segundo o Imea, a produção mundial da soja ficou estimada em 390,53 milhões de toneladas, com leve queda em relação ao último relatório. A queda é influenciada pelo corte de produção na Argentina, estimado em 1,5 milhão de toneladas devido a problemas climáticos.
“Para se ter uma ideia do cenário argentino, apenas 5,00% das áreas foram semeadas até a semana passada, contra os 50,00% observados no mesmo período do ano passado”, afirma o Imea, com informações da Bolsa de Rosário. Já a demanda mundial pela soja não teve alteração significativa.