Atualmente residindo na cidade de São Paulo, o artista plástico Babu 78 está de passagem por Cuiabá, para uma curta temporada repleta de novidades: são três projetos, que mostram todo o talento e a versatilidade do cuiabano.
Um desses projetos é o documentário “Identidade: Babu 78”, dirigido por Leonardo Sant’Ana e produzido pela Terra do Sol Filmes. O curta-metragem mostra a trajetória, o estilo de vida, a obra e as inúmeras conquistas do grafiteiro, que se consolidou como um dos principais expoentes das artes visuais de Mato Grosso.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Além do documentário, Babu 78 está com a exposição “Ocupação A Caráter” em cartaz, no espaço anexo à Galeria Tugore (também conhecida como galeria Origens), e também integra a exposição coletiva "À Flor da Pele: A arte negra no Museu", em exibição no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP), da Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT), até janeiro de 2023.
Na Galeria Origens, a "Ocupação A Caráter" fica aberta até o dia 31 de dezembro, com direito a exibição do documentário sobre a vida do artista neste sábado (03-12). Paralelamente à exposição, também serão realizadas oficinas de customização de roupas, o lançamento de uma gravura e a confecção de um painel coletivo. A programação completa pode ser acessada no perfil do Instagram do artista (@seteoito) e da galeria (@galeriaorigens).
O curta-metragem, que começou a ser produzido em 2020, conta com depoimentos de amigos, familiares, críticos e estudiosos de arte. No documentário, é possível conhecer um pouco da trajetória do artista, que começou a se destacar na cena cultural cuiabana, até alcançar conquistas como o Prêmio Pipa, um dos mais importantes das artes visuais no país.
“Eu vim pra Cuiabá só pra votar, era pra ser algo bem rápido. Chegando aqui, eu não esperava fazer uma outra exposição, ou que eu ia pintar as coisas que estou pintando. É uma discussão mais intimista, estou pintando as pessoas do meu bairro, meus parentes, peles negras, corpos periféricos, em uma galeria chique. E eu estou muito emocionado com o documentário, que também diz muito sobre tudo isso”, sintetiza.
Antes de se mudar para São Paulo, no começo desse ano, Babu foi um dos vencedores do prêmio Jejé de Oyá, que destacou a trajetória de personalidades negras em Mato Grosso. Um grande reconhecimento da obra e do talento do premiado grafiteiro. Ele também é um dos poucos artistas do estado a figurar na Enciclopédia Itaú Cultural, que reúne artistas de grande representatividade, das mais diversas regiões do País.
SERVIÇOS
Exposição: Ocupação A Cárater
Local: Galeria Origens (R. Corsino Amarante, 1150 - Duque de Caxias, Cuiabá)
Data: 19 de novembro de 2022 até 31 de dezembro de 2022
Informações: (65) 9975-3105
Exposição: À Flor da Pele: A arte negra no museu
Local: MACP (Universidade Federal de Mato Grosso)
Data: até janeiro de 2023
Horários: Segunda a sexta-feira, das13h00 às 19h00