O aparecimento de micoses durante o verão é muito comum. Buscando evitar a proliferação de fungos responsáveis pela infecção, o gshow conversou com a dermatologista Hellen Fernanda, que explica os diferentes tipos e dá dicas para tratar ou evitar o surgimento da doença. Confira!
O que é micose de pele?
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
É uma infecção causada por fungos, que pode ocorrer em unhas, couro cabeludo e pele. A pele é o local mais comum para o aparecimento dessa infecção.
Como se pega micose?
A contaminação ocorre por contato com locais infectados, normalmente toalhas e utensílios de uso pessoal, principalmente objetos que são compartilhados e não adequadamente higienizados e secos. É uma infecção transmissível, de pessoa para pessoa.
Por que o aparecimento de micoses aumenta no verão?
Fungos se proliferam com mais facilidade em ambientes quentes e úmidos, por essa razão é mais comum o aparecimento no verão, época em que estamos mais expostos a essas condições.
Quais os tipos de micoses e como tratar?
1. Micose de unha
Também conhecida por onicomicose, é uma infecção que deixa a unha amarelada, deformada e grossa, podendo ser transmitida para áreas em torno da unha ou para outras unhas, sendo mais frequente nas unhas do pé.
Como tratar: antifúngico
2. Candidíase
A candidíase é uma infecção provocada pelo fungo Candida Albicans, que está naturalmente presente na boca e na região genital de homens e mulheres. No entanto, devido a alterações na imunidade, por exemplo, pode ter sua quantidade aumentada, levando ao aparecimento dos sinais e sintomas da candidíase.
A candidíase vaginal é uma infecção muito comum na mulher. Ela ocorre devido ao aumento da população deste fungo, que pode acontecer, principalmente, quando o sistema imunológico está enfraquecido; em casos de diabetes; quando existem maus hábitos de higiene ou após o tratamento com alguns antibióticos ou corticóides.
A candidíase oral é uma infecção que afeta mais os bebês, devido à sua imunidade ainda pouco desenvolvida; ou adultos com o sistema imunológico enfraquecido por gripes, doenças crônicas ou HIV.
Como tratar: antifúngico
3. Pitiríase versicolor
Também conhecida por pano branco ou micose de praia, é um tipo de micose causado pelo fungo Malassezia furfur, que produz uma substância que impede a pele de produzir melanina quando exposta ao sol. Assim, nos locais em que o fungo desenvolve-se, a pele não fica bronzeada, levando ao surgimento de pequenas manchas brancas.
Como tratar: antifúngico
4. Pé-de-atleta
Também conhecida Tinea pedis ou frieira, este é um tipo de micose da pele causada pelos fungos Trichophyton, Microsporum ou Epidermophyton, que afeta, principalmente, regiões na sola dos pés e entre os dedos.
Como tratar: antifúngico
5. Micose na virilha
Também chamada de Tinha crural, esta micose é causada pelo fungo Tinea cruris, sendo mais frequente em obesos, atletas ou pessoas que usem roupas muito apertadas, devido à criação de um ambiente quente e úmido, favorável ao seu desenvolvimento.
Como tratar: antifúngico
6. Tinha do couro cabeludo
Também conhecida por Tinea capitis, é uma micose que pode ser causada por diferentes fungos, gerando uma possível queda de cabelo.
Como tratar: antifúngico
7. Impingem
Esta micose, também conhecida por Tinea corporis, pode se desenvolver em qualquer região do corpo e caracteriza-se por uma erupção cutânea vermelha, com uma pele mais clara no meio.
Como tratar: antifúngico
Como evitar que se pegue micose?
- Ao sair do banho, secar vigorosamente as axilas, virilha, áreas de dobras e entre os dedos.
- Não dividir toalhas, sabonete e outros itens de higiene pessoal.
- Lavar as mãos com frequência
- Evitar ficar muito tempo com a roupa molhada.
Importante: caso identifique o início de uma infecção, busque auxílio médico imediato. Quanto antes o problema for identificado, mais rápido será o tratamento.