O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (LACEN), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), promove webinar sobre vigilância laboratorial para vírus respiratórios, nesta terça-feira (27.2), das 9h às 12h.
Este é o segundo episódio da série Conexão LAB e vai tratar sobre o fluxo laboratorial, desde a coleta e envio adequado das amostras até a liberação dos resultados, promovendo a qualidade dos dados e contribuindo diretamente para ações mais ágeis e assertivas no enfrentamento das síndromes respiratórias.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Segundo a diretora do Lacen, Elaine de Oliveira, o evento vai capacitar os profissionais da saúde de Mato Grosso na atuação contra os vírus respiratórios e alinhar as ações com as diretrizes existentes.
“Essa capacitação é uma forma de qualificar os profissionais da saúde e padronizar os processos na atuação contra os vírus respiratórios, visto que esse é o momento de um aumento sazonal de circulação de vírus respiratórios. Por isso, teremos palestrantes e uma equipe técnica do Lacen para qualificar os profissionais que participarem desta capacitação”, ressaltou.
Miriam Prando Livorati, do Ministério da Saúde, Michel Belmonte, da Vigilância Epidemiológica da SES, e Menandes Alves de Souza Neto, responsável técnico pelo Centro de Informações Estratégica de Vigilância em Saúde de Mato Grosso (Cievs) serão os palestrantes. Elaine fará a mediação.
As inscrições podem ser feitas neste link: https://forms.gle/kRSxmEXQAPpABz3z8. A ação será transmitida de forma remota pelo Zoom e pode ser acessada neste link: https://us05web.zoom.us/j/85051891704?pwd=Iu6Eu2BXDeRUYdXIcNGkEX7Cr2b8zJ.1
Conexão LAB
Esse é o segundo episódio do Conexão LAB, uma série composta por 8 episódios que serão realizados um vez ao mês para tratar de tema de relevância para a vigilância laboratorial. Os assuntos serão definidos de acordo com a logística de diagnóstico e a demanda de encaminhamentos de amostras.
O Lacen presta serviços desde 1975, sendo referência em análises de vigilância em saúde no Estado de Mato Grosso. O laboratório atende aos municípios do Estado via Sistema Único de Saúde (SUS) com oferta de exames de sorologia, biologia molecular, micro bacteriologia, microbiologia clínica, entre outros.