O ministro de infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou ao deputado federal José Medeiros (Podemos) que assinará a ordem de serviço para dar início às obras de extensão da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) no dia 9 de setembro. O trecho que será construído vai ligar Água Boa, em Mato Grosso, até Mara Rosa, Goiás.
Outra promessa do ministro é terminar o contorno de Barra do Garças/Aragarças. No pacote de obras anunciados por Tarcísio, para lançamento ainda estão no mês de setembro, também está prevista a inauguração da duplicação da BR-163. O ministro revelou ainda que tem atuado junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para conseguir a licença ambiental das BR-158 e 252.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
Tarcísio ainda aproveitou para convidar os mato-grossenses para o ato em favor da Ferrogrão, ferrovia que irá ligar o município de Sinop aos portos do Arco Norte, no Pará. O ministro estará presente no Centro de Eventos Dante de Oliveira, em Sinop (479 km de Cuiabá). O evento deve reunir cerca de 50 prefeitos, de Mato Grosso e do Pará, além do governador Mauro Mendes (DEM) e outras autoridades.
“O governo Bolsonaro vai levar infraestrutura para o estado de Mato Grosso. Dia 21 de agosto, faremos um projeto transformador para a infraestrutura nacional, e a gente precisa fazer força realmente, mobilizar todo mundo, para que esse projeto se torne uma realidade”, detalhou.
O deputado José Medeiros explicou que a obra já está sendo aguardada por prefeitos e empresários da região, que prometem uma grande receptividade e festa para o ministro. O prefeito de Sinop, Roberto Dorner (Republicamos), é um dos responsáveis pela mobilização.
“Quero convocar aqui os prefeitos de toda nossa região, os presidentes de sindicatos rurais e todas as lideranças do agronegócio para que possamos mostrar a força da nossa região em prol da construção da Ferrogrão. Tenho certeza que esse evento será um marco para desenvolvimento da nossa região”, falou o prefeito.
A Ferrogrão é um projeto discutido há décadas e extremamente aguardado pelo setor do agronegócio, devido ao potencial de aliviar o custo do frete e aumentar a competitividade da produção mato-grossense. A ferrovia foi incluída no Programa de Parceria de Investimentos (PPI), com investimento estimado de R$ 25,2 bilhões, mas teve seus processos paralisados por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).
Serão cerca de 1.142 quilômetros de extensão, ligando Sinop aos portos de Miritituba, no Pará.