O ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou que não vai disputar as eleições para deputado estadual ou federal em 2026, mas deixou claro que está engajado na política e focado na reeleição de seu filho Emanuelzinho (MDB) à Câmara Federal. Ele deixou claro que pode ser candidato a qualquer outro cargo. O emedebista conversou com a imprensa nesta tarde de segunda-feira, 7 de julho.
"Eu tenho a prioridade da candidatura do Emanuelzinho agora para federal que nós estamos construindo, a reeleição dele, o terceiro mandato, que está indo muito bem, graças a Deus [...] nós estamos ligados ao Fávaro, politicamente, ele é o nosso senador... um senador nós já temos e eu tenho compromisso com Carlos Fávaro", afirmou.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Fávaro é senador de Mato Grosso, mas está licenciado do cargo, ocupando a cadeira de ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os dois se tornaram aliados na última eleição ao Governo, como articuladores do palanque para o presidente Lula (PT), que à época estava sem cargo, em Mato Grosso.
Até o momento, Pinheiro descarta a disputa apenas para deputado, tanto estadual quanto federal, mas deixou claro que poderá ser candidato a qualquer outro cargo. Por se tratar de eleições gerais, restam ainda as candidaturas ao Governo do Estado e a senador da República. Neste ano, os eleitores votarão em dois candidatos para este último cargo e, além desses, para presidente da República.
Não é de hoje que Pinheiro deixa no ar a possibilidade de ser candidato na eleição do ano que vem. No ano passado, no dia da eleição a prefeito da capital, ele afirmou que não pretendia disputar o Governo na próxima eleição, mas que estava ouvindo um chamado. Emanuel não chegou a afirmar que seria candidato ao cargo, mas deixou a possibilidade "no ar".