Durante a sessão desta quinta-feira (15), o vereador Fred Gahyva (Republicanos) usou a tribuna para reforçar a importância da fiscalização nas clínicas veterinárias e apresentou dois projetos de lei voltados à proteção e bem-estar animal.
“É muito importante que a gente fiscalize, esteja em cima das clínicas veterinárias. Não podemos deixar que cuidem dos nossos animais como quiserem”, afirmou o vereador. Segundo ele, muitas ocorrências envolvendo óbitos de animais durante procedimentos são justificadas de forma vaga pelas clínicas, o que motivou a criação do projeto de lei “Às Claras”.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A proposta garante ao tutor o direito de acompanhar exames e cirurgias, especialmente aquelas que envolvem sedação. “Geralmente é nesses momentos que acontece alguma coisa, e a desculpa é sempre a mesma. Precisamos de mais transparência”, disse o parlamentar.
Além disso, o vereador apresentou outro projeto que obriga a prestação de socorro a animais atropelados, sejam eles domésticos ou em situação de rua. “Muitos atropelam, deixam o cachorro ali e seguem a vida. E não há sanção, não há nenhum tipo de penalidade”, criticou.
Fred Gahyva destacou que os dois projetos já estão em tramitação na Câmara e reforçou seu compromisso com a causa animal. “A vida dos animais importa. Precisamos avançar com leis que garantam respeito e proteção”, concluiu.