Após o deputado federal por Mato Grosso Emanuelzinho (MDB) expor a vontade de deixar o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), a deputada estadual Janaina Riva (MDB) não demonstrou descontentamento com a possível saída. Durante entrevista, nesta quarta-feira, 9 de julho, ela afirmou que prefere deixar ele seguir o próprio caminho.
Na última segunda-feira, 7 de julho, Emanuelzinho contou em um evento em Várzea Grande que iria sair do MDB e se filiar ao Partido Social Democrático (PSD).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Não, eu prefiro que ele siga o caminho dele, eu acho que hoje existe uma incompatibilidade dentro do partido e é importante ele seguir o caminho que ele entenda ser melhor para ele, porque dentro do partido nós temos entendimentos e direcionamentos aqui muito divergentes”, afirmou.
Janaina e Emanuelzinho "herdaram" a briga de seus pais, o ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o ex-presidente da Assembleia Legislativa (ALMT) José Geraldo Riva. Os dois foram colegas de parlamento e se estranharam em 2020, quando o pai de Janaina delatou Pinheiro por supostos esquemas de corrupção. Ao se defender, o então prefeito da capital chamou seu ex-aliado de "bandido", o que resultou no rompimento entre os Pinheiros e os Rivas. À época, Janaina era apoiadora da gestão de Emanuel em Cuiabá.
Após isso, os dois passaram a trocar farpas e Emanuelzinho acabou entrando nas discussões dos bastidores, por serem do mesmo partido.
Apesar disso, Janaina afirmou que convidou o deputado federal para comparecer às reuniões do partido, para definirem os próximos passos para 2026, mas que Emanuelzinho não compareceu. Ela disse que entende ele ter outros planos, já que ele é base do presidente Lula (PT) na Câmara dos Deputados e é natural que ele siga para o PSD, que é o partido do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
“O que eu vejo é que ele tem um outro projeto junto ao PSD. É natural... Emanuelzinho é vice-líder do Governo Lula, a gente também respeita. Nós convidamos para a reunião e para a pré-convenção, ele não compareceu, aí é uma escolha dele”, afirmou.