Incomodado com o fato de Mato Grosso amargar a 22ª colocação no ranking da educação brasileira, o governador Mauro Mendes (DEM) prometeu investir pesado para fazer uma transformação no setor. Somente em material didático, impresso e digital, serão investidos cerca de R$ 549 milhões. A ideia é implantar um sistema similar ao utilizado nas melhores escolas particulares do país.
Além do novo sistema didático, a Seduc está trabalhando em uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que deverá prestar assessoria pedagógica na elaboração do conteúdo e em sua implantação na rede estadual de ensino. A previsão é de que o material didático seja distribuído em 727 escolas ainda no primeiro semestre de 2022.
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Durante coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, 1º de dezembro, Mauro disse que a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) já licitou o sistema estrutural de ensino para a compra de materiais didáticos. A produtora do conteúdo será a mesma que faz os materiais de uma renomada escola particular de Cuiabá.
“Essa estratégia junta com uma série de outras elas buscam ao final melhorar a qualidade de ensino aqui no estado de Mato Grosso. A mim e tenho certeza a todos os mato-grossenses de bem incomoda nós sermos a 22ª pior educação do país. Incomoda saber que já pagamos o segundo melhor salário (do Brasil), queremos continuar pagando bem os nossos professores, porém, nós queremos resultados diferentes e melhores para os alunos”, declarou Mendes.
O sistema estruturado de ensino beneficiará alunos e professores do ensino fundamental, médio e das modalidades de educação de Jovens e Adultos (EJA) e Quilombola. O conteúdo programático será regionalizado, seguindo os padrões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT).
Os programas contemplam as mais diversas áreas do conhecimento e deverão estar organizados de acordo com as necessidades de cada ano, considerando a progressão das aprendizagens.
A plataforma virtual deve ofertar o acesso aos conteúdos didáticos de todas as áreas do conhecimento, com possibilidade de pesquisa e aprimoramento do aprendizado, e plena integração com o material estruturado de ensino. Para aprimorar os estudos, cada aluno terá acesso a uma apostila de componentes curriculares diferentes e poderá levá-la para casa, sem a necessidade de devolver à escola.