O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) viajou a Brasília na manhã desta segunda-feira (1), onde cumprirá agenda ao longo desta semana para angariar mais fundos para a saúde e também definir, junto à Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), uma diretriz clara para compra de vacinas por meio do consórcio formado por 157 municípios.
O vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) foi escalado para substituir Emanuel na reunião convocada pelo governador Mauro Mendes (DEM) com todos os prefeitos do estado. O encontro irá tratar da adoção de medidas mais rígidas para conter o avanço da pandemia, já que a ocupação de UTIs na rede pública acima de 87%.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Sobre a convocação do governador, que cobrou dos prefeitos uma atitude mais drástica para frear o avanço da covid, Emanuel disse que não pretende fazer lockdown na capital. "Ao invés de lockdown, de prejudicar a economia e gerar desemprego, é hora de nos unirmos e buscar a solução de tudo, que é vacina para a nossa população", concluiu.
Ainda hoje, o município de Cuiabá participará uma audiência virtual com o juiz da primeira vara pública de Várzea Grande, José Luiz Leite Lindote. Na ocasião, será tomada uma decisão sobre o pedido do Ministério Público para adoção de medidas mais restritivas em Cuiabá e Várzea Grande. A audiência está marcada para as 14h de hoje.
Diante da Justiça, Emanuel será representado pelo secretário de governo, Luiz Claudio Sodré, e pela procuradora-geral do Município, Juliette Migueis.