Na noite desta segunda-feira (11), a Câmara Municipal de Cuiabá promoveu uma sessão solene em homenagem ao Dia do Advogado, proposta e presidida pelo vereador Daniel Monteiro (Republicanos), que também é advogado. O evento reuniu autoridades da advocacia para celebrar a importância da profissão e reforçar seu papel fundamental no Estado Democrático de Direito.
Em seu discurso, Daniel Monteiro destacou que a homenagem vai além do reconhecimento corporativo e simboliza a defesa da democracia.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“A democracia não consiste apenas em apertar um número na urna a cada quatro anos. Um dos principais sintomas da democracia que eu acredito e defendo é o regular exercício da advocacia. É fundamental que os advogados sejam reconhecidos, especialmente em plenários políticos, como esta Casa, onde são feitas as leis que depois serão utilizadas para defender os interesses dos cidadãos”, afirmou o vereador, ressaltando o papel da profissão na defesa dos mais vulneráveis.
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, agradeceu a homenagem e lembrou que o advogado é figura indispensável à administração da justiça.
“A advocacia tem um papel essencial no dia a dia do cidadão, sendo guardiã da Constituição e das defesas dos cidadãos. Além de celebrar, esta é também uma oportunidade para refletirmos sobre as ameaças que enfrentamos e a necessidade de valorização e fortalecimento da nossa classe”, declarou.
O dispositivo de honra foi composto por Gisela Cardoso, presidente da OAB-MT; Leonardo Campos, ex-presidente da OAB-MT; e os advogados Rodrigo Cyrineu e Marco Marrafon. A cerimônia foi marcada pelo clima de confraternização e reconhecimento à advocacia, reunindo profissionais e familiares para celebrar a data.