Os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco (DEM) e Janaina Riva (MDB) estão com opiniões diferentes a respeito da criação do Conselho LGBTQIA+ pela Casa de Leis estadual. O projeto ainda deve trazer muita discussão na Assembleia.
Dilmar, que estava como presidente interino da Assembleia no lugar de Max Russi (PSB), que cumpria agenda na Europa, arquivou o projeto de criação do conselho após um pedido escrito do deputado Sebastião Rezende (PSC).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
Para Dilmar, a Assembleia Legislativa tem pautas mais importantes a serem discutidas.
“Temos outras pautas importantes. Eu cito por exemplo, duas alterações no PPA tem uma terceira alteração do PPA por causa das emendas e tem o orçamento para ser discutido, a redução do ICMS da gasolina, do combustível, da energia, do gas e da comunicação e internet e vejo que tem matérias e pautas importantes e estamos há quase um mês do recesso e várias pautas precisam ser debatidas. O saneamento dos municípios em debate com a AMM para a gente aprovar ainda esse ano de acordo com uma lei federal”, detalhou.
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso canal no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Dilmar explicou também que o projeto será analisado porque é uma mensagem do governo e precisa tramitar na Casa.
Já a deputada Janaina acha que o debate para a criação é de suma importância e por isso pediu o desarquivamento do projeto. A parlamentar explanou que nenhum deputado tinha autoridade para arquivar o projeto e por ser uma pauta encaminhada pelo governo, somente ele poderia fazer esse pedido de arquivamento.
Em defesa do projeto, Janaína pontuou que o conselho não vai gerar custos ao Estado e que aqueles deputados que forem contra podem indicar nomes para compor o conselho.
“Todos os estados brasileiros têm conselho LGBT e o que é o conselho? Primeiro que não tem custo, não tem ônus, não cria cargo. O conselho são pessoas civis que já atuam na militância da causa ou até mesmo o que tem pensamento divergente para dar diretrizes, é uma coisa muito simples diferente do que está sendo falado não gera custas ou danos para o estado. A nossa preocupação é com aquele que é expulso de casa, que vai para a prostituição que acaba sendo morto nas ruas e o conselho é para dar diretrizes”, explicou Janaina.