O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou que a Secretaria Municipal de Saúde passará por uma reformulação ampla nos próximos dias. A previsão é de que praticamente todo o quadro da pasta seja substituído em um processo que deve ocorrer junto à nova secretária anunciada, Danielle Carmona. A declaração foi dada nesta terça-feira, 29 de julho.
“Em conjunto com a Danielle Carmona, assim que ela assumir, a gente senta para conversar. Nesse momento, é um momento de transição”, afirmou o prefeito.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Atualmente, a Secretaria é comandada pela médica Lúcia Helena, que deve permanecer no cargo apenas até a efetivação da nova gestão. Abilio adiantou que pretende conversar com a atual titular sobre a possibilidade de ela seguir contribuindo com a administração em outro projeto dentro da Prefeitura.
“É um momento da doutora Lúcia concluir o trabalho dela lá, a gente conversar com ela sobre um novo projeto que ela pode contemplar aqui dentro da Prefeitura, e passar para a Carmona também uma atualização de como estão as situações”, completou.
Troca de comando
O prefeito anunciou Danielle Carmona como a nova secretária municipal de Saúde de Cuiabá. O anúncio foi feito nesta tarde de terça-feira, 29 de julho, durante coletiva de imprensa. O novo nome foi revelado ao mesmo tempo que o prefeito oficializou a saída da secretária Lucia Helena, cuja gestão foi marcada por desavenças com os vereadores da capital, por falta de diálogo e atendimento.
Danielle já ocupou o cargo de ex-secretária-adjunta da Saúde do Estado e também já foi interventora do Governo do Estado na Secretaria Saúde Municipal entre março e dezembro de 2023, durante a gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
Abilio explicou que a exoneração se deu por se tratar de uma pasta muito difícil e que precisa de mais atenção. Entretanto, a secretária exonerada já havia entrado em conflitos com muitos vereadores, tendo até ignorado alguns durante as fiscalizações rotineiras. A vereadora Maysa Leão (Republicanos) já havia pedido a demissão de Lucia Helena, mas voltou atrás e se desculpou pelo pedido.
Um dos pontos que também teria sido crucial para a substituição foi a lotação dos leitos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) relatados por Abilio no último sábado, 26 de julho.
Veja vídeo: