O prefeito Abilio Brunini (PL) pediu ao governador Mauro Mendes (União Brasil) a destinação dos equipamentos da ala pediátrica da Santa Casa de Misericórdia para equipar o Centro Médico Infantil, em fase final de construção em Cuiabá. A solicitação foi feita nesta quinta-feira, 10 de julho, durante uma reunião com Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário da Casa Civil, Fábio Garcia (União), em que a pauta da saúde pública esteve no centro das discussões.
Segundo Abilio, os aparelhos atualmente sem uso podem ser realocados para acelerar a entrega do novo espaço, que pretende ampliar a rede de atendimento infantil da capital.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Falamos sobre a dificuldade que a gente está tendo na relação da saúde e uma possível ampliação de leitos de apoio. Pedi pra ele os equipamentos da pediatria da Santa Casa, já que pode estar disponível e a gente colocar no nosso Centro Médico Infantil”, afirmou.
A obra, que teve início durante a intervenção estadual na Prefeitura de Cuiabá, foi paralisada na gestão de Emanuel Pinheiro (MDB) e retomada por Abilio. “Fizemos uma remodelagem de algumas coisas, demos continuidade e vamos concluir essa obra agora”, completou o prefeito.
Centro Médico Infantil
Segundo o prefeito, o Centro Médico Infantil terá uma das maiores estruturas públicas do país em capacidade de atendimento infantil, com possibilidade de atender mais de 150 crianças internadas simultaneamente.
“Aqui é equivalente a quatro ou cinco Santas Casas. Nenhum hospital particular em Cuiabá tem essa estrutura. Estamos dedicados a mudar a realidade do atendimento às crianças no nosso estado”, afirmou.
“Esse é um local exclusivo para atendimento de crianças. São sete consultórios com sete pediatras 24 horas por dia, todos os dias da semana, porta aberta. Vai ter aqui ultrassom, raio-x, ressonância magnética, tomografia”, anunciou Abilio. Ele acrescentou que o CMI terá ainda 10 leitos em cada uma das salas de emergência (vermelha, amarela e verde), além de 40 leitos de UTI pediátrica e sala de medicação.
A previsão é que a obra seja finalizada em até 30 dias. Na sequência, será iniciada a fase de instalação de equipamentos, com expectativa de entrega total em até 60 dias. Durante a visita, também foi comentado sobre a necessidade de contratação de pediatras para todas as UPAs e policlínicas de Cuiabá, medida que deve ampliar o acesso ao atendimento infantil em toda a rede municipal.
“Hoje, conseguimos reduzir em uma hora e meia o tempo médio de espera nas UPAs. Com a pediatria em todas as unidades e o novo centro funcionando, vamos atender com muito mais qualidade e agilidade”, pontuou Abilio.
O prefeito também comentou que, embora a parte frontal do antigo Pronto-Socorro seja destinada ao novo centro infantil, a área dos fundos, que abriga cerca de 200 leitos adultos e três UTIs, só será desativada quando houver novo bloco hospitalar no Hospital Central para realocação desses pacientes.
Veja vídeo: