Uma criança de 10 anos foi resgatada das garras do tráfico em ação da Polícia Militar de Pontal do Araguaia, uma cidade com pouco mais de 6,5 mil habitantes localizada na fronteira em Mato Grosso e Goiás. A criança era mantida em condições insalubres por um trio de traficantes supostamente ligados ao Comando Vermelho, que ainda usavam o menor para entregar drogas.
O caso foi registrado na última quinta-feira (7), mas só foi divulgado pela Polícia Militar neste sábado (9).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Receba nosso conteúdo e esteja sempre informado. Em nosso grupo do Whats (clique aqui) ou para entrar em nosso canal do Telegram (clique aqui).
A quitinete onde a criança estava já era conhecida pela PM como uma 'boca de fumo', alvo de várias denúncias de vizinhos. Só que uma denúncia mais recente apontou para o fato de que a criança e mais dois adolescentes estavam sendo mantidos no local, para serem 'treinados' no tráfico de drogas.
Ao chegar no local, os policiais logo viram a criança dentro da casa e a chamaram para conversar. Ela relatou que estava sendo mantida na quitinete há 2 dias e não tinha nenhum parentesco com qualquer dos adultos presentes. A criança também relatou que a última refeição que fez foi na manhã daquele dia, quando comeu um macarrão.
A casa era totalmente inadequada para a presença de uma criança. Conforme o relato policial, além de o local ser insalubre, ainda havia drogas espalhadas pela quitinete.
Outros dois adolescentes, de 16 e 17 anos, também foram encontrados no local, mas falaram que moravam lá junto com duas mulheres e um homem. Os três adultos são, supostamente, membros do Comando Vermelho e atuam na venda de drogas na cidade.
Durante a batida na quitinete, os policiais também encontraram uma porção grande de maconha embalada, escondida junto com uma balança de precisão, dentro de uma máquina de lavar roupas. Também foram encontrados cadernos com escritos sobre o 'Estatuto' do Comando Vermelho e seus artigos.
Os policiais também encontraram uma Honda Titan 125 com sinais de adulteração e motor de outra motocicleta. A placa estava registrada em nome do adolescente de 17 anos, mas ele não tinha documentos nem da moto nem do motor.
O Conselho Tutelar foi acionado e entregou a criança de 10 anos para uma tia, que mora em Aragarças (GO). Já os adultos foram encaminhados à delegacia, juntamente com a droga e todos os materiais ilícitos encontrados na quitinete. Eles vão responder por corrupção de menores, tráfico de drogas, sequestro e cárcere privado.