Agentes da Polícia Federal deflagraram uma operação no município de Brasnorte (588 km de Cuiabá) na manhã desta terça-feira, 5 de agosto, que tem como um dos alvos o empresário Alessandro Aguiar, conhecido como “Pelúcia”. Além de atuar no setor madeireiro, ele ocupa a presidência do diretório municipal do MDB.
A residência de Alessandro foi alvo de mandado de busca e apreensão. Outros endereços, inclusive em cidades vizinhas, também foram alvos de diligências. A ação integra a Operação Narcoimperium, deflagrada com o objetivo de desmontar uma rede criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
No total, 30 policiais federais participam da operação, que cumpre quatro mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão, além do bloqueio de bens avaliados em aproximadamente R$ 7,5 milhões. As ordens foram expedidas pela 5ª Vara Federal de Mato Grosso.
A ofensiva é resultado da continuidade da Operação Catrapo, que já havia identificado uma organização criminosa com atuação além das fronteiras brasileiras, utilizando aeronaves para transportar grandes volumes de drogas. Segundo as investigações, o grupo chegou a adquirir um avião que foi abatido pela Força Aérea Brasileira (FAB) em 2021, justamente no município de Brasnorte, durante o transporte de aproximadamente 300 quilos de cocaína.
Os investigados poderão ser responsabilizados por tráfico de drogas, formação de quadrilha, associação para o tráfico e crimes ligados à lavagem de dinheiro. Até o momento, a Polícia Federal não confirmou se houve prisões durante o cumprimento das ordens judiciais.