Não há nada mais gratificante do que você se dedicar aos estudos e ser recompensado pela aprovação no exame. Da mesma forma, se você trabalhar, se dedicar com todo o cuidado e zelo, ao final será recompensado com uma promoção.
A recompensa faz parte da vida de qualquer indivíduo que busca por algo, e, portanto, ela é demasiadamente almejada por todos nós. Mas o que podemos sintetizar como recompensa? Recompensa é tudo aquilo que almejamos, tais como: assistir a um filme, sair para comer, degustar uma sobremesa deliciosa, passear, comprar um tênis novo, poder não fazer nada, descansar, ler um bom livro, brincar com o cachorro, passar algum tempo nas redes sociais, dentre outros.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Todas as pessoas têm a chance de serem recompensadas? Creio que sim! Contudo, é necessário que cada um de nós faça a sua parte, isto é, dê a sua contribuição.
Todas as pessoas merecem ser recompensadas? Creio que não. O pai que dá recompensa a um filho que foi reprovado em uma disciplina da escola passará uma mensagem para ele de que não importa o resultado obtido, mesmo assim será beneficiado.
Se, no exemplo dado, os pais lançarem mão dessa postura, de que com esforço as recompensam chegam, é provável que tenham filhos vitoriosos, que assumem responsabilidades e se importam com resultados positivos.
No âmbito do autocontrole, que é a nossa capacidade de gerenciar nossas emoções e comportamentos, a ideia da recompensa deve imperar. Em outras palavras, a cada ação ou atitude controlada devemos receber uma recompensa de nossa preferência.
A recompensa proporciona a cada indivíduo uma motivação extra para continuar com a perspectiva de controle sobre todos os atos e ações emocionais que reprovamos e que podem nos levar a caminhos desastrosos.
Quanto maior o autocontrole, maior deverá ser a recompensa a receber, por outro lado, um controle de menor complexidade deve resultar em um bônus proporcional a ele.
Assim, a cada pensamento negativo controlado nós teremos uma recompensa. O sistema de recompensas fortalece e nos estabiliza para continuarmos desenvolvendo a nossa capacidade de autocontrole. Vencer os impulsos e tentações deste mundo requer esforços e sabedoria de cada ser humano.
Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2” e “Como falar em público com excelência”.