Quanto maior for o desejo de entender e aprender novas habilidades, melhores resultados terão os líderes.
Antigamente, com a Revolução Industrial, a figura de um líder era similar à de um fiscal de pessoas, o qual controlava exacerbadamente os horários, atividades de cada servidor, contudo, na modernidade, o líder deve ter um olhar mais criativo e explorar melhor a era do conhecimento.
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Todos os líderes devem entender que a sua função é para liderar pessoas e não objetos ou máquinas. As pessoas têm sentimentos e sensações, oscilações de pensamentos emocionais, problemas pessoais os quais não podem ser desprezados pelos líderes.
Quanto mais desenvolvermos a inteligência emocional, a empatia, um bom relacionamento com os liderados e demonstrarmos uma figura de quem está para colaborar com todos, com certeza, teremos líderes que guiam os servidores da organização ao atingimento de excelentes resultados.
A liderança no mundo atual deve entender o processo, como confiar, ser responsável, ter respeito, além de se dedicar, pois almeja um objetivo em comum e único. Ele é democrático, está à disposição dos seus colaboradores, incentiva a agir e a ter coragem, motiva, apresenta técnicas e metas adequadas, enfim, convence para gerar resultados.
Algumas qualidades indispensáveis para os líderes:
Comprometimento: sem dúvida alguma, não adianta ter todos os títulos e diplomas possíveis se o líder não é comprometido com os propósitos da entidade. Ele deve dar o seu melhor todos os dias, conforme as palavras do dramaturgo Johann Schiller: “Aquele que deu o melhor de si para sua própria época viveu para todas as épocas”. A sua convicção demonstrada pelo comprometimento resultará em muitos seguidores. Anuncie e publique o planejamento, para que haja maior comprometimento da parte dos líderes e dos liderados.
No tocante ao comprometimento, o livro “As 21 indispensáveis qualidades de um líder” apresenta alguns tipos de pessoas: “1. Evasivas – pessoas que não têm nenhum objetivo e não se comprometem com nada. 2. Reticentes – pessoas que não sabem se podem alcançar seus objetivos e, por isso, têm medo de se comprometer. 3. Desistentes – pessoas que partem em direção ao objetivo, mas desistem quando a caminhada se torna difícil. 4. Totalizadoras – pessoas que definem os objetivos se comprometem com eles e pagam o preço para alcançá-los. Que tipo de pessoa você é? Tem atingido suas metas? Alcançou tudo que acredita ser capaz de atingir?”.
Comunicação: é a forma de enviar a mensagem de forma simples, clara, direta, objetiva para que haja maior interação e ação por parte dos interlocutores. Pergunte ao ouvinte se entendeu a mensagem. Dê feedback. Saiba ouvir ativamente. Apresente uma mensagem verdadeira e transparente.
No livro supracitado, é apresentado o seguinte exemplo de mensagem adequada: “Em 7 de abril de 1865, o presidente Abraham Lincoln tomou uma decisão dificílima e precisava comunicá-la ao seu general de campo. Sobre essa decisão estavam todas as suas esperanças e todo o peso de sua liderança como presidente. Usando toda a sua habilidade de comunicador, ele escreveu a seguinte mensagem: “General Grant, O Gen. Sheridan diz: ‘Se as coisas ficarem mais difíceis, creio que Lee se renderá. Torne as coisas mais difíceis’. A. Lincoln”.
Inteligência emocional: é formada por cinco características: autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e relacionamento interpessoal. Você líder deve desenvolver e aplicar a inteligência emocional na sua organização.
Competência: o líder deve ser o indivíduo que tem as qualidades necessárias e uma competência primorosa para conseguir conduzir os seus liderados ao resultado. A amizade ou o interesse pessoal de alguns não pode ser condicionantes na escolha de um líder. Aja, aprimore, estude, pesquise, compartilhe, faça mais do que o esperado e inspire pessoas.
Flexibilidade: é a capacidade de saber se adaptar a qualquer circunstância de forma eficiente e rápida. Instabilidades e mudanças ocorrem cotidianamente nas organizações, por isso é necessário que os líderes e os liderados tenham essa habilidade.
Planejamento: entendo que o planejamento é uma atitude básica para qualquer tipo de liderança. É importante que haja compreensão, entendimento e coerência do planejamento, e mais: a participação de todos os envolvidos na sua construção. Disseminar o conhecimento do planejamento e a busca incessante pelos resultados é tarefa de todos, sobretudo da liderança.
Resultados: não adianta investir tempo, treinamento, dinheiro, com os membros da organização se não houver resultados. O líder deve estimular a cultura do resultado democrático permanente e crescente para a organização. Independentemente das diferenças pontuais de cada colaborador, o resultado deve ser um ponto de felicidade para todos da organização.
Liderar é um propósito, é uma missão, para aquele que deseja escrever o seu nome na história. O líder deve desenvolver as qualidades supramencionadas e outras também relevantes para o sucesso da sua organização. O mundo sempre está mudando e o líder deve estar atento e receptivo às mudanças.
*Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Palestrante e Professor há mais de 23 anos. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Graduado em Administração, Ciências Contábeis (CRC-MT), Direito (OAB-MT) e Economia. Membro da Academia Mundial de Letras.