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Opinião Quarta-feira, 17 de Novembro de 2021, 21:00 - A | A

Quarta-feira, 17 de Novembro de 2021, 21h:00 - A | A

ARTIGO COLETIVO

Peculiaridade na educação: o professor como agente difusor em tempo de pandemia

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Tudo mudou. A vida se transformou. A escola, como espaço de desenvolvimento socioafetivo e de aprendizagem perdeu sua forma. Tendo em vista a chegada abrupta e inesperada da pandemia, causada pela presença do novo coronavirus, a covid-19, despendeu diversas ausências, entre elas, o espaço físico da escola. Nada é como antes. O ensino, a educação e seus agentes sociais, precisaram se reinventar, se adequar às novas formas de ensinar. Público e doméstico se funde e confunde num misto de trabalhos para que a sociedade conseguisse manter suas metas diante da proficiência dos alunos de cada rede de ensino, seja particular ou público. Apareceu com excelência o papel fundamental dos professores que lidam diretamente com a aprendizagem de diversos indivíduos.

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Durkheim propõe definição para educação em algumas situações, entre elas a criação de um caráter social que tende a promover uma socialização metódica constante das novas gerações diante dos valores da sociedade. Ele também nos diz que o trabalho do educador é cheia de desafios, e sua missão é mostrar através dessa moral irredutível como deve ser o comportamento de um verdadeiro cidadão e que é fundamental destruir no indivíduo aquilo que é inadequado para o convívio social através da disciplina, e do enquadramento. (Durkhein, 2002).

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E como fazer isto em tempo de crise e a ausência do agente direto que fomenta a aprendizagem e os valores éticos. A educação transmite para o indivíduo conhecimentos que a natureza nunca poderia realizar, mesmo que pareçam ser escolhidas pelos próprios indivíduos, são profundamente ligadas ao meio social que as prescreve como necessárias.

O professor aliado ao ensino hibrido, fortalece suas práticas e suas metodologias por meio de ações inovadoras que abrange a educação infantil ao nível superior. Fazendo uma gestão assertiva com uso de aplicativos, e-mail, chamadas de vídeos e vídeos-aulas, para que todos sejam aproximados a nova realidade.

Afim de que a educação continuasse com a sua nobre missão na formação de cidadãos críticos e funcionais, os planos educacionais levaram as escolas a se destacarem e aperfeiçoar o sistema educacional as variantes que montam a esfera escolar pública em seus processos inovadores e reprodutores. Medidas como leitura virtual,deleite, lida pelo adulto para crianças menores e participação ativamente dos pais neste processo foi o fator amenizador entre o distanciamento intelectual dos alunos como as fontes do conhecimento que é o livro. Parte indispensável na formação crítica e reflexiva do aluno as formas criativas que colaboraram no processo de protoganismo direto no seu ensino-aprendizagem.

JANIÉLLY CÁSSIA BARBOSA é pedagoga especialista em neurolinguagem
JANE CÁSSIA BARBOSA é mestre em Educação e psicanalista especialista em psiquiatria

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