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Opinião Sexta-feira, 25 de Julho de 2025, 06:12 - A | A

Sexta-feira, 25 de Julho de 2025, 06h:12 - A | A

REGINALDO MESTRINEL

Cartórios na era da digitalização dos serviços

Reginaldo Mestrinel*

 

A modernização dos serviços por meio do uso da tecnologia tem chegado de vez nos cartórios extrajudiciais do Brasil. Cada vez, essas serventias têm se valido de serviços totalmente informatizados, com agilidade nos processos e comodidades aos clientes. O 4º Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos de Rondonópolis, por exemplo, tem se destacado como referência em inovação dentro do estado de Mato Grosso.

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Nesse contexto, o Cartório do 4º Ofício tem sido pioneiro no uso de tecnologias em âmbito estadual. Estamos entre os primeiros cartórios a adotar soluções tecnológicas avançadas, tanto na comunicação com os clientes quanto na digitalização do acervo e na automação de processos internos.

Ao longo dos anos, dentro da visão do tabelião titular Aureo Candido Costa, o Cartório do 4º Ofício tem procurado investir fortemente na modernização de seus serviços com foco na digitalização e no atendimento remoto. O objetivo é oferecer mais comodidade, agilidade e acessibilidade ao cidadão, com ferramentas que aproximem o cartório da comunidade de forma eficiente e segura.  

Atualmente o 4º Ofício já oferece diversos serviços digitais, a exemplo do Portal Simples Intimação: um canal gratuito de cadastro para que os clientes recebam notificações de protesto por e-mail, SMS e WhatsApp; acesso remoto ao boleto e à situação do protesto, disponível 24 horas por dia; e notificações de anuência para cancelamentos de protestos ativos.

Em breve, a serventia vai disponibilizar ainda autoatendimento via totens, onde será possível consultar protestos; emitir certidões; solicitar cancelamentos; e realizar pagamentos com cartão de crédito parcelado em até 18 vezes. Vale ressaltar que esses serviços são possíveis graças à parceria com a Cartus Tecnologia https://cartus.com.br/, empresa de tecnologia que vem adaptando os sistemas do cartório para o meio digital.  

Além do totem de autoatendimento já em desenvolvimento, as próximas iniciativas incluem a digitalização completa do acervo, visando reduzir o tempo de emissão de certidões; integração com plataformas estaduais e nacionais para consulta e tramitação eletrônica de documentos; expansão do portal Simples Intimação https://simples.cartus.com.br/ com novas funcionalidades, como acompanhamento de solicitações em tempo real; e lançamento de serviços 100% online, eliminando a necessidade de deslocamento em muitas solicitações.

No âmbito dos processos internos, o 4º Ofício foi uma das primeiras serventias do Estado a colocar em funcionamento o CENPROT, que atua como centralizador e integrador de todos os títulos na esfera nacional. Assim, os resultados obtidos com esse foco em tecnologia têm sido muitos, como a redução no tempo de atendimento e na emissão de documentos; aumento significativo na satisfação dos clientes, com mais praticidade e transparência; crescimento do contato proativo com a comunidade, facilitando a regularização de débitos; e eficiência operacional interna, com processos mais ágeis e rastreáveis. 

A tecnologia tem nos permitido oferecer um serviço mais humano, mesmo em um ambiente digital, conectando o cartório ao cidadão com confiança e responsabilidade.

 

*Reginaldo Mestrinel é analista de sistemas e presta serviços para o Cartório do 4º Ofício, em Rondonópolis.

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