O Ministério Público Estadual (MP-MT) enviou uma notificação à Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado (Sinfra) pedindo o fim do bloqueio de veículos em dias de chuva na MT-251, no trecho do Portão do Inferno. Segundo o MP, o bloqueio está causando prejuízos econômicos em Chapada dos Guimarães e não estariam surtindo resultados satisfatórios.
A recomendação foi assinada pelo promotor Leandro Volochko, da Primeira Promotoria de Justiça Cível de Chapada dos Guimarães, e enviada nesta terça-feira, 26 de março.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Apesar de considerar que a barreira feita pela Sinfra foi uma "boa medida", o promotor explicou que o bloqueio durante a chuva não se faz necessário, já que nos momentos que aconteceram os deslizes não estava chovendo.
O promotor também justificou o pedido informando que o bloqueio causa incerteza nas pessoas que passam pela via, pois há falta de transparência na notificação sobre os bloqueios e o tempo de espera dos motoristas faz com que as pessoas evitem ir para Chapada dos Guimarães.
“Considerando que o sistema adotado pela notificada tem ocasionado graves prejuízos à população chapadense que se vê isolada, uma vez que a rota alternativa para o deslocamento à capital tem cerca de 200km (duzentos quilômetros), o que aumenta significativamente o preço das mercadorias básicas de consumo e dificulta o acesso a serviços básicos, como o de saúde e educação”, diz trecho de notifica.
Além disso, Volochko diz que não é apenas em momentos chuvosos que a via fica perigosa e anexou links de jornais que relatam acidentes em momentos de sol na MT-251.
O promotor também recomendou que seja liberado o trânsito de pequenos veículos de transporte, como vans escolares, micro-ônibus e carro com carroceria. Também foi recomendado que as obras sejam concluídas no menor prazo possível.