As Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Educação (Seduc) abriram nesta segunda-feira (26.5) canal para escolha popular dos desenhos sobre biodiversidade que serão premiados na Semana do Meio Ambiente. O prazo para votação termina na sexta-feira (30), às 10h.
Para participar, acesse aqui(https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5pKSxFT5CEgDYI-oyxCiPMGeG0piCBH9cOPA28jd1M2H8pA/viewform) . Ao todo, foram selecionados 18 desenhos, sendo três por diretoria regional. Além da Diretoria Metropolitana de Cuiabá, participam da seleção estudantes das diretorias regionais de Alta Floresta, Diamantino, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Tangará da Serra. Estudantes de 52 unidades escolares de tempo integral que ofertam o Ensino Médio na rede estadual de educação participam da ação.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
De acordo com o regulamento, cada DRE terá um desenho premiado, com exceção da Diretoria Metropolitana de Cuiabá e de Rondonópolis que terão dois desenhos premiados, sendo um desenho por polo e outro por município. A premiação será um kit composto por: headphone, camiseta de algodão, boné e sacola ecobag.
A exposição dos desenhos produzidos também integra a programação da Virada Sustentável 2025. Em Cuiabá, a exposição acontecerá nos dias 07, no Parque Zé Bolo Flô, e 08 de junho, no Parque Mãe Bonifácia.
Segundo a superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Juliana Carvalho, a ação foi lançada no início do maio. “Durante esse período, que antecede à Semana do Meio Ambiente, as unidades de ensino deram ênfase à temática da biodiversidade com o objetivo de promover reflexões entre os alunos sobre a importância da variabilidade de organismos vivos, da diversidade das espécies, de ecossistemas e genética”.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, essa é uma oportunidade valiosa que vai além da simples competição. “Ao expressar suas percepções artísticas sobre o meio ambiente, nossos estudantes não apenas exercitam a criatividade, mas também se tornam agentes de mudança em suas escolas. Ao valorizar as vozes desses alunos, estamos semeando um futuro mais engajado pela preservação ambiental”.