Mato Grosso recebe, entre os dias 16 a 18 de junho de 2026, a 9ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA), evento que reúne produtores rurais, profissionais e entidades ligadas ao agronegócio de todo o Brasil. O Centro de Eventos do Pantanal será o local da conferência, que é realizada a cada dois anos.
Os preparativos para a realização da conferência foram apresentados oficialmente na manhã desta quinta-feira (24.7), aos parceiros e representantes de órgãos do setor produtivo. A apresentação foi na sede administrativa do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea), órgão responsável por realizar o evento, que tem a previsão de receber, nos três dias, aproximadamente duas mil pessoas.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
De acordo com Nelson de Souza Cunha, engenheiro agrônomo e diretor da Minasplan, empresa organizadora do evento, serão tratados 23 eixos temáticos com temas como agrotóxicos, bioinsumos, mercado internacional, mulheres no agro, tecnologia, inspeção, rastreabilidade, dentre outros. Além disso, haverá palestras, mesas-redondas, miniconferências, mostra de produtos e serviços de defesa agropecuária, arena gastronômica com música ao vivo e food trucks.
“O evento reunirá especialistas, autoridades, representantes institucionais, produtores e técnicos para discutir os principais temas da defesa agropecuária nacional, ampliando os resultados das edições anteriores, como a que foi realizada em Goiânia, ano passado”, diz o representante da Minasplan.
Para a presidente do Indea, Emanuele de Almeida, a participação na 9ª CNDA é importante não apenas para quem atua nas cadeias produtivas da agropecuária, mas também para toda a sociedade
“Eventos como esse ajudam a aprimorar, atualizar e a progredir os serviços que o setor realiza, e que no final resultam em oferta de alimentos mais saudáveis, com práticas e manejos mais sustentáveis, de forma que todo o processo envolvendo a agropecuária obtenha avanços a partir de encontros como ao que iremos realizar”, explica a presidente da autarquia.
O evento, que reunirá os melhores profissionais da área do País, é voltado para estudantes universitários, médicos veterinários, engenheiros agrônomos e florestais, zootecnistas, servidores públicos que atuam na área de defesa sanitária, produtores rurais, e demais representantes do setor público e privado do agronegócio.
Participam como apoiadores da 9ª CNDA as entidades ligadas ao agronegócio: Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) e membros do Fórum Agro de Mato Grosso.