Neste final de semana será dado o ponta pé inicial para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, que ocorrerá no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Na sexta-feira, 11 de novembro, os pilotos já vão pra pista na primeira sessão de treino livre, às 11h20. Todos os horários mencionados nesta matéria são de MT.
A primeira sessão é utilizada pelos pilotos e por cada equipe para reconhecimento da pista e comportamento do carro. Cada piloto tem uma hora e meia para o treino. Ainda na sexta também será realizado o treino classificatório, no qual os pilotos vão pra pista definir suas posições para a corrida sprint (Corrida que define as posições de largada na corrida). O treino classificatório para a sprint ocorre às 15h30.
Já no sábado, ainda ocorrerá mais uma sessão de treino livre, mas de apenas 60 minutos. Os pilotos vão para a pista às 12h20 para novamente analisar o comportamento do carro e tentar uma boa colocação na corrida sprint, que ocorrerá às 15h.
Definidas as posições, os pilotos se preparam para o grande dia, que é o da corrida, que ocorre às 13h30. A transmissão será pela TV Bandeirantes.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Para a corrida, o grande favorito a vitória é o atual bicampeão, Max Verstappen, que chega com moral após terminar em primeiro no GP do México, com 15 segundos à frente do heptacampeão Lewis Hamilton.
Apesar da grande diferença entre Red Bull e Mercedes, a equipe alemã vem evoluindo na competição e promete ameaçar a construtora austríaca. Vale lembrar que Hamilton costuma se sair bem em Interlagos e é detentor de três vitórias no circuito: 2016, 2018 e 2021.
Outros pilotos que não podem ser descartados são Charles Leclerc e Carloz Sainz, da Ferrari, que embora não estejam em melhor desempenho, podem incomodar, principalmente se algum deles conseguir a pole position.
HISTÓRICOS
A primeira corrida em Interlagos pela Formula 1 ocorreu em 1972, mas começou a fazer parte do calendário oficial somente no ano seguinte. De lá pra cá, o circuito só não foi palco da competição no ano de 1978 e entre 1981 e 1989, quando quem recebeu o evento foi o Autódromo Internacional Nelson Piquet de Jacarepaguá no Rio de Janeiro.
Interlagos também não recebeu os carros mais rápidos do mundo no ano de 2020, devido à pandemia de covid-19.
Quando contabilizadas as corridas de Jacarepaguá e Interlagos, o maior vencedor em terras brasileiras é o francês Alain Prost, com seis vitórias. Prost é seguido por Michael Schumacher com 4. Completando o top 3 aparecem Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Carlos Reutemann, com 3 vitórias.
Já entre os maiores ganhadores brasileiros, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Felipe Massa lideram com 2 vitórias cada, além de José Carlos Pace, que teve o gostinho de vencer no Brasil por uma vez.
*Estagiário sob supervisão do editor Tarley Carvalho