O boletim divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), com dados parciais sobre as eleições municipais e suplementar ao Senado, mostra que foram registradas 127 ocorrências por crimes eleitorais neste domingo (15) no estado. Do total, 105 são referentes à boca de urna.
Também houveram registros de ocorrências por tumultuar o local de votação (5); compra de votos (5); promover, no dia da eleição, fraudar ao exercício do voto, fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo (4); fake news (2); violar sigilo de voto (2); transporte de eleitor (2); recusar ou abandonar o serviço eleitoral sem justa causa (1); injúria eleitoral (1).
As ocorrências foram registradas em 127 municípios do estado.
Dezenove pessoas foram detidas no Estado e uma pessoa foi presa por corrupção eleitoral, em Cuiabá.
Urnas - Das 6.663 urnas que foram disponibilizadas para votação, apenas 49 foram substituídas, o que representa 0.7%. O diretor-geral do TRE, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, não houve voto manual neste ano.
Abstenções - O diretor-geral acredita que o número de eleitores que deixaram de votar neste ano será maior devido a pandemia do novo coronavírus e também pela dificuldade de encontrarem suas seções.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)