Os empreendedores que dependem das redes sociais para vender seus produtos enfrentaram dificuldades para trabalhar nesta segunda-feira (4) após instabilidade mundial que atingiu Facebook, Instagram e WhatsApp. Para eles, a 'pane' foi mais que um pequeno incômodo e causou prejuízos concretos.
Os aplicativos como WhatsApp, Instagram e Facebook foram os primeiros a caírem no final da manhã. Durante este período, quase 100% das compras de sites que usam das plataformas para divulgar artigos e finalizar as vendas com o cliente, sofreram perdas.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“Estava atendendo cinco clientes do interior do Estado quando o WhatsApp parou. Estamos tentando contato com os clientes por meio de ligação, mas é muito complicado”, contou Thaynná Rhayany Ramos Forte, gerente da loja Super Mega.
Localizada no bairro do Porto, em Cuiabá, a loja atacadista fornece mercadorias para empresas de diversas regiões de Mato Grosso.
“Tem muitos clientes que querem ver os produtos e não tem como [mostrar], pois o WhatsApp não está funcionando. Vai ficar complicado se não voltar logo. Ainda mais nessa semana que antecede o Dia das Crianças”, disse a gerente.
O problema é ainda maior para os pequenos empreendedores. Rayssa Rocha, 23 anos, microempreendedora na Adoleta Kids, loja de roupa infantis, contou ao Estadão Mato Grosso que o atendimento foi interrompido por causa da queda das redes sociais. Ela anuncia seus produtos na internet e não tem uma loja física. Por isso, a queda inviabilizou completamente seu dia de trabalho.
"Infelizmente não consegui vender nada hoje. Muito prejuízo para um dia só. Encerrei as atividades e espero que volte ao normal nesta terça-feira (5)".
No Twitter, os perfis do Facebook e do WhatsApp informaram que estavam cientes de que usuários estariam tendo problemas com os aplicativos. "Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível".
O Instagram, informou que o momento era complicado e que suas equipes buscavam resolver a falha, mas não deu detalhes sobre o problema. "Estamos tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso".