Marcada por fortes emoções, a cerimônia de homenagem ao time de diretores que contribuiu por mais de 40 anos com o desenvolvimento dos pequenos negócios no estado de Mato Grosso reuniu colaboradores, clientes, fornecedores, o atual presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae MT), Jonas Alves, a superintendente do Sebrae MT, Lélia Brun, e os diretores André Schelini (Técnico) e Roberto Dhamer (de Administração e Finanças).
A antiga diretoria, composta pelo superintendente José Guilherme Barbosa Ribeiro, e pelas diretoras Eliane Chaves e Eneida Maria de Oliveira, recebeu uma série de homenagens para valorizar a dedicação e o comprometimento deles com a instituição ao longo de tantos anos. O evento foi uma maneira dos atuais gestores reforçarem a importância da valorização das pessoas, do desenvolvimento dos seres humanos para as empresas de todos os portes e para as instituições. De certa forma uma demonstração de alguns princípios que norteiam o trabalho desenvolvimento pelo Sebrae MT e que o distingue em todo o Sistema Sebrae. Palavras como ética, determinação, inovação, sustentabilidade, cooperação, empatia, coragem, integridade, confiança, liberdade, esperança foram citadas muitas vezes.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Citando a poetisa Cora Coralina, o presidente do Conselho, Jonas Alves lembrou que “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada” para dizer da necessidade de seguir com determinação na busca de nossos objetivos profissionais e na vida pessoal.
Lélia Brun destacou o tamanho da obra deixada pela antiga diretoria e disse que fará de tudo para dar continuidade a esse legado.
Membro da equipe de colaboradores do Sebrae MT há 19 anos, André Schelini destaca a visão sistêmica, holística e de vanguarda com que a instituição foi gerenciada por tanto tempo, trazendo luz e esperança para os clientes, empreenderes e empresários de pequenos negócios.
Lembrou ainda a força de Mato Grosso no Sistema Sebrae, especialmente pelo fato de José Guilherme ter sido presidente da Abase (Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais) por três vezes, incluindo momentos difíceis e de risco para a própria sobrevivência do Sebrae. Citou ainda a presença internacional do Sebrae ao sediar o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), reconhecido como exemplo de edificação do gênero.
Roberto Dhamer, por sua vez, destacou que aprendeu com a antiga diretoria muito mais do que apenas questões técnicas e teóricas, mas sim pelos inúmeros exemplos de comprometimento, integridade, empatia, coragem, disciplina, sinceridade, resiliência, amor à causa e muito mais.
Muito emocionado, José Guilherme revelou que lê a Bíblia diariamente para ver que palavras Deus lhe fala. Citou a importância da espiritualidade, do caráter e de pensar coletivamente como pontos essenciais para um bom desempenha na vida pessoal e empresarial. “Não podemos pensar somente na eu, é necessário pensar no povo, na comunidade, no grupo de colaboradores, agir com sabedoria e respeito aos seres humanos e ao país”, disse, lembrando que preciso ter compromisso com a vida e com a sustentabilidade.
Eliana Chaves classificou o momento como de muita alegria, especialmente por olhar para a história que viveram e os depoimentos e ver que valeu a pena ter escolhido o Sebrae para trabalhar. “A gente foi sendo forjado ao longo dos anos e eu, como economista e formação busquei conhecimento na área de formação humana e me descobrir uma líder”. Ela também lembrou que o Sebrae MT é um time e que o espírito de equipe deve predominar. “É preciso pensar no que é melhor para o Sebrae, para a vida, para o planeta”.
Com 44 anos de Sebrae, Eneida também destacou o fato de serem uma equipe e agradeceu por trabalhar numa empresa com alma, paixão, onde os colaboradores têm a oportunidade de transformar pessoas e também de ser transformada. “Não existe dinheiro que pague trabalhar num lugar que tem valor”. Ela lembrou o presidente anterior do Conselho, Jandir Milan, a quem agradeceu pelo trabalho em parceria e reforçou que pessoas são importantes.
Os três diretores que deixaram o Sebrae MT serão eternamente lembrados ao serem homenageados com seus nomes no Centro Sebrae de Sustentabilidade, no Lab e no auditório Borboletas, no Centro de Eventos do Pantanal.
Depoimentos
Alguns empresários também derem seus depoimentos. Caso de Luciberto Monteiro de Souza, da Lúcio Som, que definiu o Sebrae como uma escola, a quem atribui o sucesso de sua empresa, hoje uma referência no setor até mesmo fora de Mato Grosso. Já Iron Santana, da Evermax Distribuidor Automotivo, considera o Sebrae como um sócio oculto que lhe mostrou os caminhos para seguir em frente, potencializar meus negócios, fazer sua empresa continuar.
Ao abrir a cerimônia com uma oração, a analista Denise Pimpim citou Salomão: “Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas” ao apontar a corrida ética da antiga diretoria. Segundo ela, a equipe do Sebrae foi desafiada a sonhar e realizar ao longo dos anos.
Charles Padilha, gerente do Centro de Eventos do Pantanal, destacou a importância da construção desse caminho e do “jeitão” de gerir da antiga diretoria, lembrando que sempre derem retaguarda a todos. “Vamos continuar a trabalhar como um time dando seguimento a esse trabalho como mensageiros da esperança”.
Wlademir Alves, da gerência da Unidade de Tangará da Serra, falou em nome dos colaboradores que atuam no interior. Todos participaram do evento de forma remota.
“Essa diretoria nunca mediu esforços para desenvolver projetos e sempre depositou muita confiança em nós, sem deixar de nos dar liberdade”.
Como não poderia deixar de ser, a cerimônia teve um momento cultural para lembrar o quanto a antiga diretoria valorizou a economia criativa fortalecendo o segmento. Vera Capilé cantou “Varanda Cuiabana”, de Gentil Bussiki, antigo colaborador do Sebrae MT.