Os 141 Municípios de Mato Grosso têm até a próxima terça-feira, 20 de dezembro, para apresentar à Secretaria de Estado de Saúde (SES) as ações que têm adotado - ou pretendem adotar - para frear a transmissão do novo coronavírus e reativação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes da doença, que já se esgotaram na rede pública.
Segundo a SES, o Estado tem registrado baixa cobertura vacinal e alta taxa de ocupação das Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) destinadas ao tratamento de pacientes diagnosticadas com a doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Na quinta-feira, 15, dos 38 leitos disponíveis, 35 estavam ocupados e três bloqueados. Das cinco unidades voltadas a crianças, três estão com pacientes e dois estão disponíveis.
“Infelizmente, só o Estado manteve leitos de tratamento dos pacientes com coronavírus pelo SUS, e já registramos uma recente alta na taxa de ocupação. Precisamos do empenho dos municípios neste sentido. Também é preciso que, neste momento, a população se conscientize e siga a orientação de manter a vacina em dia, higienizar frequentemente as mãos, usar máscara e evitar aglomerações”, disse a secretária de Estado de Saúde, Kelluby de Oliveira.
“É imprescindível a atuação dos municípios no âmbito da oferta de leitos, da cobertura vacinal e da conscientização da população. A pandemia não acabou”, reforçou.
Nos últimos 14 dias, conforme dados do boletim epidemiológico, Mato Grosso registrou 8.213 casos e 13 mortes, o que representa uma incidência de 235,70 por 100 mil habitantes.
Atualmente, 26 municípios estão na classificação de risco muito alta, 55 estão com o nível alto, 37 moderados, 11 baixos e 12 cidades estão sem classificações.