A Prefeitura de Cuiabá começou a instalar novos radares de trânsito nas avenidas de Cuiabá, para atender à resolução 798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e também um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com Ministério Público Estadual (MPE). E essa mudança pode pegar muitos motoristas de surpresa, já que os novos equipamentos são mais modernos e conseguem captar a velocidade em um trecho de até 20 metros. Ou seja: se você tem o costume de frear apenas no ponto do radar, se prepare, porque a multa vem.
O diretor de Trânsito da Semob, Michel Diniz, disse por meio de assessoria que os novos radares vão trabalhar em cima da velocidade regulamentada da via. Se é 60 km/h, não é só no ponto de fiscalização, é em todo aquele trecho daquela via.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Michel explicou ainda que antes possuía o sistema de radar possuía um ‘laço’, um sensor que servia para medir a velocidade do veículo. Já os novos equipamentos conseguem fazer a captação da velocidade do veículo sem a necessidade do sensor no chão e têm um alcance expressivo.
A novidade tem dado o que falar entre os motoristas. Um deles viu as equipes da Prefeitura instalando o novo radar e ficou curioso com a ausência do sensor no chão. Informado da novidade, ele resolveu gravar um vídeo na MT-251, saída para Chapada dos Guimarães, alertando os condutores para que tomem cuidado com os novos equipamentos.
“Esse modelo de radar não tem medidor no chão. Ele vai calcular o quanto você está correndo até 500 metros, onde a câmera alcança. Por isso estou pedindo para vocês tomarem cuidado, pois se você passar por ele e em seguida acelerar, pode ter certeza que vai chegar uma multa para você. Então mantenha aí uns 60km/h para não levar multa”, disse, no vídeo.
Os novos equipamentos foram colocados nas avenidas das Torres, Dante Martins de Oliveira, Fernando Côrrea da Costa, além da implantação de novos aparelhos na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) e Estrada da Guia (MT-010). Segundo levantamento, nos últimos três anos foram registrados 294 acidentes na MT-251 e 240 na MT-010, fazendo-se necessária a instalação de dois novos instrumentos de fiscalização.
Os novos equipamentos passarão por aferição do Inmetro e também é feita toda a sinalização viária, referente ao limite de velocidade permitido em cada via. A previsão é que os novos radares comecem a operar em até 60 dias.
Antes de iniciar o funcionamento desse novo sistema de controle, a Semob fará ampla divulgação no site oficial da Prefeitura e imprensa local. “Todo trabalho executado pela Semob é comunicado para toda a população e realizado um trabalho educativo antes da aplicação de penalidade”, disse o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.