O Rio Vermelho, localizado no município de Rondonópolis (214,6 km de Cuiabá) chegou ao nível mais baixo dos últimos anos, nesta sexta-feira (01). Em nova visita feita pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil foi constatado que o rio tem apenas 0,80 cm de lâmina d’água. A situação piora, quando o volume de água representa baixa de 20 cm em apenas sete dias, já que a última medição foi realizada no dia 24/09 e foi aferido apenas 1,0 metro.
- FIQUE ATUALIZADO: entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Para que as medições fossem realizadas e dado o baixo nível das águas, uma equipe de topógrafos da Prefeitura foi acionada para fazer as aferições. Vale dizer que apesar das chuvas registradas na região de Poxoréo, cabeceira do Rio Vermelho nesta quinta-feira (30), os reflexos não foram sentidos, já que o que se verificou, foi uma redução dos níveis de água do rio.
João Garcia, coordenador da Defesa Civil, afirma que as recomendações são para que a população economize e evite o desperdício de água neste momento crítico. A previsão é que a temporada das chuvas, esperadas para o mês de novembro, deverão normalizar e elevar o nível das águas do Rio Vermelho, considerado a principal fonte de abastecimento de água na cidade.