O MT Hemocentro encerra o ano de 2021 com mais de 37 mil bolsas de sangue analisadas e aptas para doação aos pacientes atendidos pela rede de hospitais e prontos-socorros do Sistema Único de Saúde (SUS).
As unidades da hemorrede, que são Agências Transfusionais e Unidades de Coleta e Transfusão vinculadas aos hospitais públicos do estado, receberam o total de 19.110 bolsas de sangue. Entre os hospitais que mais precisaram de hemocomponentes do sangue, estão os prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande; o Hospital Universitário Júlio Muller; o Hospital Regional de Cáceres e o Hospital Metropolitano.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
O resultado é fruto da soma de esforços da equipe técnica do MT Hemocentro e das 72 parcerias firmadas com instituições públicas e privadas na promoção de campanhas para a coleta voluntária de sangue. As doações ocorreram na capital e no interior do estado, por meio das Unidades de Coleta e transfusão.
“Em 2022, essas parcerias deverão ser intensificadas com a aquisição de carreta e caminhão equipados para percorrer os municípios e realizar coletas. Isto é, mesmo com um saldo positivo em 2021, esperamos alcançar um maior número de parcerias e doações no próximo ano”, avaliou a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.
Em 2021, foram cadastrados 16.379 candidatos à doação de sangue na unidade central, em Cuiabá. A equipe do Hemobus – unidade móvel do MT Hemocentro – cadastrou mais 2.660 candidatos em diversos municípios, instituições públicas e privadas.
A equipe técnica ainda cadastrou 28.827 doadores na Hemorrede, que está descentralizada entre 14 municípios de Mato Grosso, e 700 doadores via Redome, cadastro de doadores de medula óssea.
O serviço de ambulatório também atendeu a 8.639 pacientes com diferentes doenças do sangue e que precisam receber a transfusão para a manutenção do tratamento.
Quem pode doar
O Ministério da Saúde recomenda que, após o agendamento da coleta, o doador compareça ao banco de sangue portando um documento oficial com foto, tenha mais de 50 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável.
Homens podem fazer até quatro doações anuais, com intervalo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de três meses entre cada uma. Os candidatos precisam ter entre de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias. Em cada coleta, é retirado um volume aproximado de 450 ml de sangue.
Na semana que antecede o ano novo, o MT Hemocentro realiza a campanha “Doador Nota Mil”, com interrupção de atendimento somente nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. A campanha será retomada a partir do dia 3 de janeiro e tem previsão de encerramento para o dia 20 de janeiro.
Agende a doação
Para agendar a doação de sangue, acesse o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro neste link. O voluntário também pode agendar as doações por telefone, pelos números (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) ou (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.