O governo de Mato Grosso informou que ainda não assinou contrato com o Instituto Butantan para a compra de doses do imunizante CoronaVac, que podem ser enviadas ao estado. Por meio de nota enviada ao Jornal Estadão Mato Grosso no início da noite desta quarta-feira (22), a Secretaria Estadual de Saúde (SES), informou que apenas assinou um protocolo de intenção da compra dos imunizantes.
- FIQUE ATUALIZADO: entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Conforme o comunicado, o governo ainda avalia se haverá a necessidade de aquisição futura da vacina, tendo em vista a “disponibilização de vacinas em larga escala” pelo Plano de Imunização Nacional do Ministério da Saúde.
A informação de que o Estado iria obter as doses foi divulgada na manhã de ontem. Veja a nota da SES abaixo.
O Governo de Mato Grosso esclarece que assinou um protocolo de intenção de compra de vacinas contra a Covid-19 junto ao Instituto Butantan no início de 2021. A gestão estadual avalia se haverá a necessidade de aquisição futura do imunizante, tendo em vista a disponibilização de vacinas em larga escala pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.
Até o momento, o Governo do Estado não assinou contrato junto ao Instituto Butantan para a compra de mais doses de vacina.
Compra de doses
Mato Grosso seria um dos cinco estados a negociar a compra de doses da vacina CoronaVac diretamente com o Instituto Butantan. A informação foi revelada nesta quarta-feira (22), após reunião de cinco governadores na sede do Butantan, em São Paulo. O gestor de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), não esteve presente no encontro.
Os governos do Ceará, Espírito Santo, Pará e Piauí são os demais que estariam negociando a compra dos imunizantes. Segundo o Butantan, serão entregues 2,5 milhões de doses a esses cinco estados. A distribuição desse quantitativo ainda não foi revelada.
A CoronaVac é a vacina mais aplicada no mundo e foi a primeira a ser utilizada no Brasil. Só o Ministério da Saúde contratou 100 milhões de doses, que distribuídas gratuitamente aos estados. Aplicada em duas doses, a vacina é produzida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac.
Até o momento, Mato Grosso já recebeu mais de 4.483.456 doses de imunizantes contra a covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde. O estado aguarda o envio de mais doses para concluir a imunização de seus habitantes.