A Prefeitura de Jaciara apresenta várias opções de atrativos para você e sua família prestigiarem a nossa cidade no período de carnaval.
Gastronomia
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A Avenida Antônio Ferreira Sobrinho, localizada no Centro, tem várias opções de restaurantes ao longo da via para você saborear bons pratos típicos.
Atrativos turísticos:
Cachoeira da Fumaça – Está situada na região do Rio Tenente Amaral, há inúmeras cachoeiras, corredeiras e trilhas, sendo um local propício para a prática de esportes radicais.
Complexo da Cachoeira da Mulata - É um dos atrativos mais procurados de Jaciara. Além da cachoeira é formada com aproximadamente 20m de queda, há um mirante. Seguindo 300 metros de trilha, chega-se ao Rio Tenente Amaral, quedas d’águas, cascatas, piscinas naturais.
Canion das Indias - Está localizado no Sítio Maravilhas de Deus e integra a Reserva Ambiental do Assentamento Plano Piloto, com 260 ha. Só de saber que é uma reserva e, com esse nome.
Vale do Chico - É o mais recente complexo turístico de Jaciara. São várias quedas d'água, cachoeiras (Gêmeas, Cortina de água e Na caverna), piscina naturais de águas claras e esverdeadas e o encontro das águas. O complexo é banhado pelas águas refrescantes do córrego Fortaleza. Tudo isso, cercado pela mata de cerrado.
Balneário BH – É um estabelecimento particular que você tem acesso a piscinas em um ambiente bem estruturado. Eles fornecem refeições, petiscos e bebidas, funcionam de terça a domingo, das 8h às 18h.
Aventuras
Jaciara é conhecida na região como a capital dos Esportes Radicais. Pois é repleta de grutas, cachoeiras e corredeiras, atrai adeptos do rafting e do rapel que chegam à cidade de cerca 28 mil habitantes em busca de adrenalina.
Veja alguns pontos turísticos no município, para aventurar-se:
Cachoeira da Fumaça - Com uma queda de 30 metros e um grande volume de água, ela se impõe em meio à natureza. Alguns corajosos, que gostam de muita adrenalina, encaram descer de rapel por uma queda lateral, para logo depois, embarcarem em um bote e enfrentarem as corredeiras do Rio Tenente Amaral.
Cachoeira da Mulata - A cachoeira é formada pelo córrego da Mulata e tem aproximadamente 25 metros de queda d’água. Também, é utilizada para a prática de rapel pelas agências locais. Por estar localizada próxima à cidade, apenas 15 km do centro, tornou-se a principal área de lazer dos moradores.
Fora da água, também há muito para ver e fazer no município. A 15 km do centro, na fazenda Castanheira, fica o Sítio Arqueológico Vale das Perdidas, repleto de pinturas rupestres que remetem a inscrições datadas há mais de 3 mil anos. Já na Fazenda Vertente, a 60 km, a atração é a Caverna que Chora. Dividida em várias galerias e salões de arenito, guarda uma surpresa no último salão: uma pequena cachoeira que forma uma banheira natural, apelidada de Cachoeira do Amor.