O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou gradualmente o atendimento presencial nesta segunda-feira (14), com a reabertura de mais de 600 agências no país. No estado, foram reabertas as agências de Cuiabá (Batista das Neves), Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Tangará da Serra, Paranatinga, Mirassol D’ Oeste, Sinop, Sorriso e Guarantã do Norte.
Após mais de cinco meses de atendimento remoto, nesta primeira etapa da retomada, os atendimentos nas agências serão apenas de segurados agendados. As marcações devem ser feitas pelo Meu INSS e telefone 135.
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Serão priorizados, nesta primeira fase a avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional, estes, considerados os mais importantes para que o órgão possa retomar o atendimento presencial neste momento.
Perícia Médica Federal
O INSS está recebendo adequações nas salas de perícias para o atendimento presencial. Além disso, está havendo inspeções nas agências, que começaram nesta terça-feira (15) e estão sendo feitas em conjunto, entre o INSS e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Após as adequação dos consultórios, as perícias serão retomadas nas unidades.
Para que já havia feito agendamento, deve realizar uma nova marcação pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Demais serviços
Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento, continuam disponíveis pelos canais remotos, o Meu INSS (gov.br/meuinss, site e aplicativo) e telefone 135.
Além disso, o regime de plantão nas agências para tirar dúvidas continua enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado, a fim de continuar prestando serviço de qualidade aos cidadãos que têm dúvidas em relação a serviços e benefício.
Assistente Virtual - Helô
A Helô, a assistente virtual do Meu INSS no site e aplicativo, também pode ser utilizado para atendimento com um dos 300 colaboradores do INSS, por meio do chat humanizado. Basta fornecer o nome o CPF.
Cerca 34 mil atendimentos são feitos pela Helô por dia. O tempo médio de espera é de 5 minutos. Mais 3 mil atendimentos são realizados por um servidores na Helô todos os dias.
Notificações para segurados
As orientações e informes do INSS são encaminhadas por meio do aplicativo Meu INSS, SMS e email para os beneficiados. Além disso, o portal covid.inss.gov.br, que está disponível para consulta ao cidadão para saber se uma agência do INSS em sua cidade está aberta. Mas o atendimento só será realizado após agendamento através dos canais remotos.
Antecipação do auxílio-doença
Apenas os beneficiados que residiram em município com 70 Km de distância da agência mais próxima, poderão requerer a antecipação do auxílio-doença (no valor de R$ 1.045). A antecipação de um salário mínimo mensal será devida pelo período definido em atestado médico, limitado a sessenta dias.
Dentro da agência
Os servidores do INSS estão portando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como álcool em gel, máscaras e luvas, para realizar o atendimento. Nas agências estão instaladas barreiras de acrílico nas mesas de atendimento, importante medida para evitar contato direto do servidor com o segurado. Nas salas de espera, para respeitar o distanciamento, algumas cadeiras estarão interditadas e devidamente sinalizadas para que não sejam usadas. Bebedouros e filtros de águas nas agências foram desativados.
*Estagiário sob supervição do jornalista Tarley Carvalho