Você sonha em explorar o Brasil aproveitando ofertas imperdíveis de passagens, hospedagem e pacotes turísticos? Esse sonho está mais próximo de se realizar do que você imagina. O Feirão do Turismo, uma iniciativa do governo federal por meio do Ministério do Turismo, será realizado em diversas cidades no próximo dia 24 de agosto de forma presencial e de 24 a 26 de agosto online para todo o Brasil.
Cuiabá é uma das cidades contempladas com descontos e condições especiais em passagens aéreas, pacotes de viagem, hospedagem e passeios turísticos. Os interessados podem comparecer à unidade do Sesc Arsenal, em Cuiabá, das 8h às 17h ou das 9h às 21h. Para compras online, basta acessar as plataformas das empresas participantes.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Em entrevista exclusiva ao Estadão Mato Grosso, o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que o Feirão do Turismo é mais uma estratégia para impulsionar o setor.
"Esse evento facilita a realização dos sonhos de viagem dos brasileiros, através de uma parceria com o setor turístico. Ou seja, é bom para quem compra, para quem vende, é bom para todos", afirmou.
O turismo brasileiro apresentou números impressionantes no primeiro semestre deste ano, registrando um recorde de 3,6 milhões de turistas estrangeiros no país, que injetaram R$ 20,9 bilhões na economia local com seus gastos de viagem. Além disso, o setor foi responsável por um em cada 10 novos empregos criados no Brasil no mesmo período.
Os números refletem a "alta temporada", marcada por feriados e datas comemorativas que atraem turistas ao país. Agora, o objetivo do governo federal, segundo o ministro, é aquecer o setor durante a baixa temporada. Para isso, a aposta é estimular que os brasileiros conheçam melhor o próprio país.
"Queremos que o Feirão do Turismo se torne um evento anual, tanto presencial quanto virtual, oferecendo descontos e vantagens especiais para viajar pelo Brasil, especialmente no período de baixa temporada", explicou o ministro.
OUTROS PROGRAMAS
O Governo Federal também tem implementado diversas iniciativas para incentivar o turismo doméstico, permitindo que mais brasileiros conheçam o próprio país. Um exemplo é o programa “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria entre o Ministério do Turismo, o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas.
O programa inclui o aumento da oferta de voos e a opção de “stopover”, disponível em cidades como São Paulo (SP), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Recife (PE), Manaus (AM) e Belém (PA). Nessa modalidade, o turista pode visitar um local de conexão antes de seguir para o destino final, utilizando a mesma passagem.
Além disso, há o programa “Conheça o Brasil: Realiza”, que permite que correntistas do Banco do Brasil tenham acesso a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, com condições diferenciadas.
Já o programa “Conheça o Brasil: Cívico” incentiva estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos históricos nacionais, com um projeto-piloto desenvolvido em Brasília (DF) e cidades do entorno da capital.
COMO APROVEITAR AS OFERTAS
Ao buscar pelas plataformas, é importante procurar pelo selo do Feirão do Turismo para garantir as melhores ofertas para viajar e conhecer o Brasil. A promoção é válida apenas para viagens dentro do território nacional, sendo proibida a comercialização de serviços turísticos internacionais no âmbito do feirão.
"As empresas participantes estarão identificadas com o selo 'Feirão do Turismo: Conheça o Brasil' nos sites de comercialização dos produtos. Esse selo só será concedido a empresas registradas no Ministério do Turismo. O cliente pode conferir se a empresa possui o Cadastur, um cadastro intuitivo que permite pesquisar empresas e prestadores de serviços turísticos em todo o Brasil", destacou o ministro.
Embora o ministro não tenha revelado as expectativas de valores gerados por meio desta iniciativa, ele garantiu que o Feirão deve se tornar cada vez mais acessível.
"Estamos testando este formato online e presencial para que o evento seja mais abrangente e atinja o maior número de brasileiros. Queremos tornar o Feirão cada vez mais acessível, tanto para as empresas participantes quanto para os consumidores", concluiu.